Aumento do Bitcoin é por fatores únicos ou ataque de volatilidade?

Mercado diverge sobre o tema, mas concorda sobre a possibilidade de um próximo corte no fornecimento de Bitcoin

Uma polêmica está em pauta no mercado do Bitcoin. Em reportagem da Reuters, analistas divergem se o aumento deste ano está impulsionado por fatores únicos ou se é apenas o seu mais recente ataque de volatilidade. Convergem, no entanto, em um fator: um próximo corte no fornecimento de Bitcoin.

O Bitcoin subiu quase pela metade este ano, para mais de US $ 10.000, pela primeira vez desde outubro. Nesta semana, atingiu o maior nível em cinco meses.

Os 11 anos de história da criptomoeda estão repletos de subidas rápidas e mergulhos igualmente rápidos. No final de 2017, deve uma alta de três vezes e meia em apenas 35 dias para atingir quase US $ 20.000. Em seguida, caiu 70% em sete semanas.

Tais oscilações selvagens e muitas vezes inexplicáveis ​​são o motivo pelo qual o Bitcoin enfrenta uma luta para se tornar uma moeda funcional.

Desta vez, alguns participantes do mercado apontam para uma confluência nunca antes vistos. Para eles, fatores arcanos de tecnologia, expectativas de aceitação popular e tendências macroeconômicas estão levando os mercados a olhar novamente para o valor do Bitcoin.

Você pode argumentar que há uma nova avaliação em andamento”, ponderou Russ Mold, diretor de investimentos da AJ Bell, uma corretora que supervisiona ativos no valor de US $ 71 bilhões.

Em especial, muitos citam a crescente demanda por Bitcoin antes de sua mais recente “redução pela metade”, um corte de 50% na produção da criptomoeda prevista para maio, que é um dos poucos eventos observáveis ​​conhecidos por impactar materialmente o preço.

Uma regra escrita no código subjacente do Bitcoin reduz o número de novas moedas concedidas aos mineradores por trás do fornecimento global de Bitcoin.

No ano após as duas cortes anteriores – novembro de 2012 e julho de 2016 -, o Bitcoin aumentou cerca de 80 vezes e quatro vezes, respectivamente. A proporção exata dos ganhos causados ​​pela metade não é clara.

“É um fator observável raro, se você olhar para eventos anteriores. Em cada caso, houve um aumento bastante claro e discernível no valor do Bitcoin”, afirmou Windsor Holden, consultor de pagamentos que rastreia cripto e blockchain.

“CICLO DE HIPO”

Outros, no entanto, duvidam que o último rali do Bitcoin seja sustentado por algo mais substancial do que os booms anteriores.

“O recente rali foi impulsionado pelo ciclo usual de hype que vimos com muita confiabilidade a cada dois ou três anos. Temos essas mini bolhas e o momento que ele cria, primeiro o Bitcoin, depois essas outras moedas. É uma profecia autorrealizável”, explicou Michel Rauchs, autor de vários estudos da Universidade de Cambridge sobre criptomoedas e tecnologia de blockchain.

As principais criptomoedas que tendem a se mover em correlação com o Bitcoin também ganharam este ano. Ethereum mais que dobrou; o token XRP da Ripple aumentou mais de 75%.

Outros fatores citados para o comício também são questionáveis, como uma maior demanda por ativos não correlacionados aos principais mercados, após o assassinato dos EUA de um comandante militar iraniano no mês passado.

A característica de “segurança” do Bitcoin não é clara. Tem caído regularmente em tempos de estresse geopolítico nos últimos anos.

A política mais flexível do banco central também é apresentada como uma razão para as apostas em ativos mais arriscados. Mas esse link também é difícil de provar. O Bitcoin caiu durante períodos anteriores de dinheiro fácil.

DÓLAR DIGITAL?

Também são amplamente citadas as expectativas de que as criptomoedas se popularizem, à medida que os bancos centrais intensificam suas pesquisas sobre moedas digitais, após a pressão do Facebook para oferecer sua moeda Libra. Alguns, como os da China, estão se aproximando da emissão de suas próprias moedas.

aumento do Bitcoin1
São grandes as expectativas de que as criptomoedas se popularizem

Os juros do banco central também são problemáticos como motivo do aumento do Bitcoin. As pessoas tendem a misturar e confundir esses diferentes conceitos que são realmente fundamentalmente diferentes um do outro. Isso cria uma bolha na qual você junta tudo e tudo se valoriza”, elucidou Rauchs.

Ainda assim, no curto prazo, os traders de cripto entrevistados pela Reuters disseram que o corte no fornecimento de Bitcoin provavelmente será maior para os investidores.

“As coisas estão se alinhando. Mas a coisa real que as pessoas estão olhando é a metade”, complementou Jamie Farquhar, gerente de portfólio da empresa de cripto NKB Group. ”

 

Fonte: Reuters

 

 

 

Foto de Elen Genuncio
Foto de Elen Genuncio O autor:

Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.