Bitfinex foi vítima de um ataque DDoS
Um ataque DDoS afetou os servidores da conhecida exchange Bitfinex.
Isso foi anunciado há pouco tempo pela própria exchange no Twitter e deixou o site fora do ar por mais ou menos uma hora.
https://twitter.com/bitfinex/status/1233321316641640448?s=20
“Estamos investigando o que parece ser um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS). Manteremos todos atualizados aqui e em nossa página de status https://bitfinex.statuspage.io, pois sabemos mais.”
Durante o ataque o site exibia a mensagem: “Voltaremos em breve. Desculpe pela inconveniência ”. Com um link para o site de status bitfinex.statuspage.io e ao perfil oficial do Twitter para atualizações.
O que é um ataque DDoS?
O ataque DDoS é uma variante do ataque DoS. O último envolve direcionar o servidor com um grande número de conexões em um período muito curto, impedindo-o de responder a todos e, portanto, bloqueando-o.
A variante DDoS envolve o ataque não sendo realizado por uma única máquina, mas por muitas máquinas, geralmente espalhadas por todo o mundo, que juntas formam uma botnet.
Geralmente, esses são computadores infectados por vírus de computador, que o invasor pode ativar sob comando para enviar quase simultaneamente solicitações de conexão suficientes ao servidor para torná-lo incapaz de responder.
Quando o ataque termina, tudo volta ao que era antes, pois o único efeito de um ataque DDoS é tornar um servidor temporariamente inacessível.
Bitifinex não estava preparada?
O que é surpreendente, no entanto, é o fato de que os servidores Bitfinex estão, sem dúvida, protegidos contra ataques DDoS graças a salvaguardas especiais, o que significa que é um ataque maciço que impede que as proteções em uso sejam eficazes ou que essas precauções não estão funcionando corretamente, ou talvez possa ser algo completamente diferente.
Além disso, o Tether, que faz parte do grupo iFinex do qual a Bitfinex também é membro, publicou ontem uma nota oficial sobre a nomeação de um consultor principal para o processo contra o Tether.
Não parece que os dois eventos estejam relacionados, embora não deva ser excluído que o ataque DDoS esteja direcionado ao Bitfinex precisamente por causa dos vários processos em andamento que acusam o Tether de manipular os preços do bitcoin.
De fato, na nota, Tether não faz nada além de repetir sua falta de relação com os fatos.
Bitfinex, fim do ataque DDoS
Uma hora após o anúncio do ataque, o site está novamente online, provavelmente porque o ataque terminou.
A Bitfinex declarou que implementou um nível mais rigoroso de proteção, confirmando que era um ataque DDoS e que todos os problemas relacionados ao ataque foram resolvidos. A exchange está, portanto, 100% operacional novamente.
No entanto, esses ataques podem ocorrer novamente no futuro, especialmente se o nível de proteção não for alto o suficiente. Aumentá-lo, no entanto, pode impedir que futuros ataques aconteçam.
Fonte: cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.