Brasil tem oito casos confirmados de coronavírus
São seis casos em São Paulo, sendo dois deles relacionados com o primeiro. Os outros casos estão no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Distrito Federal
O Brasil tem oito casos confirmados de coronavírus. Até agora são seis casos em São Paulo, sendo dois deles relacionados com o primeiro caso confirmado do estado. Os outros estão no Rio de Janeiro e Espírito Santo. Um outro caso testou positivo no Distrito Federal, mas aguarda contraprova para confirmação ou não do resultado. Com isso, o cenário nacional muda e o país passa a registrar a transmissão local da doença em São Paulo.
A primeira paciente confirmada com coronavírus no Rio de Janeiro mora em Barra Mansa, no Sul Fluminense, tem 27 anos e viajou pela Europa entre 9 e 23 de fevereiro, passando pela Itália, que vive uma epidemia de covid-19.
Ela procurou uma unidade de saúde no dia 1º de março e teve o diagnóstico confirmado hoje. A mulher apresentou febre e sintomas respiratórios. A paciente passa bem e está em casa.
Os passageiros de cadeiras próximas nos voos em que ela circulou estão sendo contactados. A mulher ficará em isolamento domiciliar até o dia 20 de março, segundo o secretário de Saúde do Rio, Edmar Santos:
Até que se feche o ciclo de pelo menos 20 dias, e ela estiver assintomática”.
O primeiro caso do Espírito Santo é de uma mulher de 37 anos da Grande Vitória, que também viajou para a Itália. Ela chegou no dia 20 de fevereiro e dois dias depois começou a sentir os sintomas.
No dia 24 do mesmo mês, procurou uma unidade de saúde particular, permanecendo internada por nove dias. Recebeu alta ontem e, no momento, está em isolamento domiciliar.
Distrito Federal
Em Brasília, trata-se de uma moradora, de 51 anos, do Lago Sul. A paciente deu entrada, ontem, no pronto-socorro do Hospital Daher, no Lago Sul.
Ela apresentava um quadro de astenia (perda de força física), prostração, inapetência, tosse predominantemente com secreção e dispneia (falta de ar) aos mínimos esforços. Os primeiros sintomas apareceram há sete dias.
Segundo informações prestadas à equipe médica, a paciente passou oito dias em Londres. Ela deu entrada em um hospital particular acompanhada do marido, que viajou junto para a Inglaterra.
Outros 378 casos foram descartados em todo o Brasil. As informações foram atualizadas nesta quinta-feira (5/3) em coletiva de imprensa com os dados repassados pelas Secretarias Estaduais de Saúde de todo o Brasil.
Cenário mundial
Atualmente, 32 países, além da China, são monitorados pelo Ministério da Saúde por apresentarem transmissão ativa do coronavírus.
Em suma, os critérios para a definição de caso suspeito enquadram agora, as pessoas que apresentarem febre e mais um sintoma gripal, como tosse ou falta de ar e tiveram passagem pela Alemanha, Argélia, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Equador, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Israel, Itália, Japão, Líbano, Malásia, Noruega, Reino Unido, Romênia, San Marino, Singapura, Suécia, Suíça, Tailândia e Vietnã.
Casos suspeitos
Até o momento, 378 casos suspeitos de coronavírus já foram descartados em todo o Brasil. Para evitar a proliferação do vírus, o Ministério da Saúde recomenda medidas básicas de higiene, como lavar as mãos com água e sabão, utilizar lenço descartável para higiene nasal, cobrir o nariz e a boca com um lenço de papel quando espirrar ou tossir e jogá-lo no lixo. Evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas.
Para manter a população informada a respeito do novo coronavírus, o Ministério da Saúde atualiza diariamente, os dados na Plataforma IVIS, com números de casos descartados e suspeitos, além das definições desses casos e eventuais mudanças que ocorrerem em relação a situação epidemiológica.
Jornalista com especialização em História do Brasil pela UFF, trabalhou em diversos veículos de comunicação como O Globo, Jornal do Commercio, revista PC Mundo e Rádio Tupi.