Petróleo cai 30%, mercado de ações e Bitcoin seguem o fluxo à medida que a situação do coronavírus piora
A guerra de preços do petróleo em 2020
O surto de coronavírus atingiu todos os mercados e setores financeiros e o petróleo não é exceção. Em uma tentativa de aumentar artificialmente os preços em queda, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) decidiu recentemente reduzir o suprimento de petróleo bruto para os mercados mundiais em 1,5 milhão de barris por dia.
A Rússia, uma das principais exportadoras de petróleo, no entanto, se recusou a seguir a recomendação da Opep de cortar a produção. Isso levou a uma liquidação de 10% na sexta-feira. A Arábia Saudita agiu contra e reduziu seus preços de venda de US $ 8 para US $ 6, na tentativa de retomar a participação russa no mercado.
Assim começou o que a mídia tradicional chama de Guerra dos Preços do Petróleo, levando a um dos piores dias de negociação da história. Os preços do petróleo nos EUA, por exemplo, caíram com aproximadamente 35%, de US $ 41,5 para US $ 27,2. Este é o nível de preço mais baixo desde a Guerra do Golfo em 1991.
Colapso no mercado financeiro tradicional
O coronavírus continua a se expandir e os casos confirmados em todo o mundo excedem 110.000. Os efeitos nas bolsas de valores são evidentes. Os futuros do S&P 500 (SPX) haviam parado depois de apontar para outra queda de 5%.
A situação entre os outros índices populares dos EUA é semelhante. Os futuros do Nasdaq Composite (COMP) mostram queda de 4,8%, enquanto os do Dow Jones estão em 5,05%. A situação da Europa é ainda pior, pois a maioria dos mercados prevê uma queda de 8 a 10%, enquanto a bolsa de valores da Itália aponta para uma queda de 10% das negociações.
A Ásia e a região Ásia-Pacífico também caem. O S & P / ASX 200 da Austrália caiu mais de 6% na segunda-feira de manhã, que é a queda mais significativa desde a crise financeira global em 2008.
O Nikkei 225 do Japão caiu 5,6% e está atualmente no ponto mais baixo em mais de um ano. O Kospi da Coréia do Sul caiu com 4% e o Hang Seng de Hong Kong caiu com 3,5%.
Bitcoin abaixo de US $ 8.000
O Bitcoin seguiu o mercado financeiro tradicional em queda. A maior queda do ativo digital começou no sábado, após atingir US $ 9200.
Mesmo que alguns especulassem que ele iria atingir o nível de suporte de US $ 8.700, o pior ainda estava por vir. No domingo, o BTC perdeu outro pedaço considerável de valor e caiu para US $ 8.250. Isso também não impediu, e algumas horas depois, o Bitcoin se viu diminuindo novamente – desta vez, chegou a US $ 7.600.
- Veja também: Bitcoin em queda! Rumo aos US $ 7.000
Assim, a principal criptomoeda por valor de mercado caiu mais de 15% durante o fim de semana. Ele se recuperou um pouco e atualmente está sendo negociado acima de US $ 7.900, mas ainda parece um pouco de baixa.
Entre as últimas ações de preço negativo, o Bitcoin mostra, mais uma vez, uma correlação positiva com o mercado financeiro tradicional. O BTC é uma reserva de valor ou não?
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.