O Bitcoin pode superar os US $ 20.000 em 2020?

2020 é o ano do Bitcoin?

O Bitcoin recebe muitas previsões todos os anos, dizendo que ele vai repetir sua alta histórica, mesmo assim o BTC falhou em várias ocasiões. Apesar das muitas teorias feitas a favor da moeda digital, a volatilidade do mercado faz os preços subirem e descerem mais rápido do que se poderia imaginar. O Bitcoin também teve que combater outros problemas além da volatilidade, como leis, regulamentações e decisões para reduzir sua dominância no mundo das finanças.

Mais uma vez, o preço do Bitcoin foi cotado para ultrapassar a marca de US $ 20.000 este ano e os eventos ao seu redor podem ver a moeda digital alcançar esse feito, de acordo com especialistas em criptomoedas. O Bitcoin começou muito bem o ano e teve um aumento de 50% em valor desde 1º de janeiro. Seu aumento de preço foi parcialmente atribuído ao desempenho geral do mercado cripto, já que a maioria das moedas digitais também está apresentando um desempenho melhor este ano. Outro fator que é amplamente atribuído ao desempenho do Bitcoin é o halving que deve acontecer daqui a algumas semanas.

Como o halving pode afetar o BTC?

Devido à história do halving, que em todas as ocasiões viu o preço subir, muitos investidores estão pulando na onda do bitcoin, para obter ganhos suficientes após o evento. Muitos especialistas em criptomoedas, no entanto, subestimaram o fato de que o próximo halving do bitcoin é a razão pela qual a moeda digital já valorizou esse ano.

De acordo outros especialistas, embora o sentimento do halving venha a ter seu efeito, o desempenho do Bitcoin foi resultado de outros fatores técnicos, como a moeda se afastando acima da média móvel de 200 dias, um forte sinal para uma tendência de alta do mercado, bem como desenvolvimentos positivos do campo das criptomoedas.

O evento desse ano verá a recompensa  pela mineração da moeda cair de 12,5 bitcoin para 6,25 bitcoin. O efeito do halving provavelmente aumentará o preço da moeda digital e reduzirá a quantidade circulante no mercado. Os investidores agora estão procurando obter ganhos significativos após o evento. O valor do Bitcoin deve dobrar e, de acordo com especialistas, é quando os sentimentos positivos do evento terão um preço, impulsionando outro aumento no preço.

Um fator importante que foi responsável pelo desempenho horrível do BTC no mercado cripto no ano passado, foi o governo americano. Os EUA são uma potência no mundo das criptomoedas e qualquer anúncio negativo contribui bastante para afetar o preço das criptomoedas. Essa influência foi demonstrada quando o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin, destacou os comentários do presidente Donald Trump “que não é fã do BTC” como uma razão pela qual o BTC caiu abaixo de US $ 10.000 em julho do ano passado.

Especialistas em criptomoedas acreditam que as eleições deste ano vão tirar a pressão política do Bitcoin, pois a atenção do governo estará focada em outras lugares.

Esse fator também pode ser ecoado pelos comentários do representante americano Patrick McHenry no ano passado, afirmando que ele acreditava que o Bitcoin não pode ser morto e apontou que, o influxo de novas moedas digitais apoiadas por startups ou corporações, está tentando encontrar o próximo Bitcoin ou, ainda, replicar seu história de sucesso no mundo das finanças.

O ano só está começando e ainda é cedo para tirar conclusões, mas se há algo que o Bitcoin mostrou ao mundo das criptos, é sua capacidade de demonstrar sua resiliência rompendo os limites considerados impossíveis.

Fonte: zycrypto

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.