Buscas por Bitcoin no Google disparam em meio à crise do coronavírus
Bitcoin em forte queda alavancou o número de buscas pelo ativo no Google
Embora venha apresentando um desempenho pífio nas últimas semanas, o Bitcoin tem chamado a atenção do público na internet. Entre os dias 7 e 13 de março, o BTC teve um aumento de quase quatro vezes no número total de buscas no Google. Os dados são do “Google Trends“.
É importante notar que a forte queda enfrentada pelo Bitcoin na última semana pode ser apontada com a principal justificativa para o aumento nas buscas.
O primeiro pico veio no dia 9 de março, um dia depois do BTC perder o suporte na região dos US$ 9.000 e despencar para abaixo de US$ 8.000. O segundo pico, esse mais expressivo, veio no dia 13 desse mês, registrada no dia seguinte à maior queda da história do Bitcoin em um único dia.
- Veja também: Google Trends: Bitcoin liderou as buscas no mercado cripto em 2019 (mas a Libra não ficou longe)
Buscas pelo coronavírus também disparam
A segunda justificativa mais apontada para o aumento é o ápice (até o momento) da crise do coronavírus.
Entre os mesmos dias 7 e 13 de março mencionados no caso do Bitcoin, o coronavírus viu um aumento superior a quatro vezes no número de buscas no Google, muito parecido com o BTC. Confira no gráfico abaixo:
É visível a semelhança de comportamento entre os dois temas na semana destacada. No caso do coronavírus, contudo, chama a atenção o aumento brutal das buscas a partir do dia 8 de março.
No Brasil as buscas apresentam um quadro semelhante, mas com início da subida no dia 10 de março:
Apenas para efeitos de comparação, no dia 10 de março o Brasil tinha um total de 34 casos de coronavírus confirmados. Durante a redação desse texto, no dia de 18 de março, já são 512 casos confirmados pelas autoridades, sendo 291 apenas em São Paulo.
- Ouça nosso podcast: Webitcast #17 – Crise mundial – a crise do coronavírus