VanEck: ouro correlaciona-se com Bitcoin em meio a surto de coronavírus
Ouro correlaciona-se com Bitcoin em meio a surto de coronavírus.
Ouro e Bitcoin são dois ativos que nada têm a ver um com o outro na superfície e, no entanto, são frequentemente comparados. Um olhar mais atento revela muitas semelhanças, como escassez, oferta finita e assim por diante.
De acordo com um novo relatório da VanEck Global, ouro e Bitcoin estão cada vez mais correlacionados em meio à atual crise de coronavírus.
“A curto prazo, a venda de mercado induzida pela pandemia do COVID-19 aumentou as correlações de bitcoin com as classes de ativos tradicionais – particularmente o ouro, sugerindo potencialmente o crescente status de reserva de valor do bitcoin”.
O relatório continua explicando que uma pequena alocação de bitcoin em uma carteira combinada de ações de 60% / 40% reduziu significativamente a volatilidade do portfólio definido durante a recente venda de mercado.
VanEck também defende que um produto como um ETF Bitcoin “pode ter uma volatilidade significativamente reduzida para carteiras de 60% de ações / 40%”.
No entanto, a empresa também conclui que a correlação de longo prazo entre bitcoin e ouro permanece baixa, mas aumenta durante a ampla venda de mercado induzida pelo COVID-19.
Bom ou ruim para Bitcoin?
O Bitcoin foi apontado como uma reserva de valor por muitos no universo cripto. Embora tenha registrado uma perda de 40% durante a liquidação de 12 a 13 de março, pode-se argumentar que o preço do bitcoin se recuperou, apesar de completamente desregulado e sem redes de segurança, como resgates do governo.
Essa noção trouxe muitas comparações entre Bitcoin e ouro, já que o último é conhecido como um poderoso hedge contra o preço de ações, moedas e até outras commodities.
Em 2008, o ouro teve seu ponto de virada e, em determinado momento, começou a aumentar em valor, diferentemente das ações que continuavam a diminuir. O analista popular de criptomoedas Willy Woo sugeriu que a dissociação de ouro e bitcoin dos mercados herdados durante esta crise já deveria ter começado.
Por outro lado, há especialistas que acreditam que, para brilhar, o Bitcoin precisa estar totalmente não correlacionado dos mercados tradicionais, incluindo o ouro.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.