Banco Central da Coreia do Sul acelera piloto de moeda digital para acompanhar outras nações
O Banco da Coreia (BOK) lançou um novo programa piloto para uma moeda digital em meio a preocupações de que outros países possam assumir a liderança se ficar à margem
O Banco Central da Coreia do Sul disse na segunda-feira que havia reavaliado a proposta da CBDC (moeda digital estatal) após observar que outros países desenvolvidos, incluindo o Japão, vizinho e seu aliado próximo dos EUA, estavam avançando com seus próprios planos de moeda digital mais rapidamente do que o previsto.
Abandonando sua abordagem de esperar para ver, os funcionários do BOK agora levaram o banco central a um programa piloto de 22 meses – que começou este mês – para avaliar as implicações técnicas e legais da substituição de dinheiro físico por um equivalente digital.
“Os EUA e o Japão não tinham planos de emitir uma CBDC em um futuro próximo, mas mudaram de posição recentemente para aprimorar a pesquisa na área emergente”, disse uma autoridade, falando ao Korea Times. “O BOK também decidiu permanecer proativo na rápida mudança nos ambientes de pagamento aqui e no exterior, por isso vamos configurar o sistema piloto da CBDC e verificar questões técnicas e legais em torno de sua introdução aqui”.
As CBDCs se tornaram uma extensão das rivalidades internacionais existentes, com alguns vendo as moedas digitais no centro da luta cambial para substituir a economia global denominada em dólar. O fato de a China, a potência mundial emergente, ter tornado seu yuan digital uma prioridade, forçou legisladores de outros países a pressionar seus próprios governos a começar a trabalhar nas iniciativas da CBDC.
Em fevereiro, um grupo de políticos japoneses veteranos peticionou seu governo – que já havia se juntado a um grupo de trabalho da CBDC – para compartilhar e colaborar com o máximo possível de pesquisa em moeda digital com aliados próximos, incluindo os EUA, contra a oferta “supremacia chinesa da moeda”.
Nos EUA, uma campanha em favor do dólar digital recebeu apoio de um grupo de ex-chefes de regulamentação, subsecretário do Tesouro e consultor presidencial.
O próprio governo dos EUA manteve suas cartas mais perto do peito, mas o governador do Federal Reserve, Lael Brainard, revelou em fevereiro que estão em andamento pesquisas sobre se um dólar digital poderia combater iniciativas privadas como a Libra do Facebook.
O BOK já havia expressado ceticismo em relação às CBDCs e mesmo agora, em sua ação mais recente, as autoridades dizem que não têm planos de emitir uma moeda digital, talvez em um esforço para conter o excesso de entusiasmo.
Mas uma ressalva enterrada no press release de cinco páginas da segunda-feira diz que a posição também pode mudar se houver uma mudança substancial nas “condições domésticas e externas”.
Os resultados da pesquisa serão compartilhados com outros grandes bancos centrais, informou o BOK.
Fonte: CoinDesk