Hong Kong aprova seu primeiro ETF de Bitcoin

Regulador de valores mobiliários de Hong Kong aprovou o primeiro ETF de bitcoin, projetado para investidores institucionais.

Arrano Capital, parte da empresa de gerenciamento de ativos Venture Smart Asia, agora atende aos requisitos de licenciamento da Securities and Futures Commission (SFC), órgão regulador de Hong Kong, permitindo que ela comece a negocie seu primeiro ETF de Bitcoin. Nos primeiros 12 meses, a Arrano espera ultrapassar US $ 100 milhões em ativos totais sob gestão através de um fundo de bitcoin.

Esse é o primeiro ETF a passar na aprovação regulatória de Hong Kong, com base no objetivo exclusivo de investidores institucionais. Para comercializar para o público em geral, o fundo teria que se tornar um “fundo autorizado” segundo as regras de Hong Kong. O caso da Arrano abre caminho para fundos semelhantes começarem a solicitar licenças no local.

Avaneesh Acquilla, diretor de investimentos da Arrano Capital, disse que, embora a empresa tenha recebido aprovações para um fundo de bitcoin, ele espera oportunidades para outros produtos no futuro.

“Isso mostra que existem diretrizes claras para os gerentes de fundos de criptomoeda em Hong Kong”, disse Acquilla. “Embora o processo seja demorado e detalhado como é de se esperar, mostramos que é possível atender a esses padrões”.

 

“Nosso próximo passos é lançar esse fundo com sucesso e cumprir com toda regulamentação”, acrescentou.

A Arrano tem um segundo produto planejado para lançamento no final de 2020 que seria um fundo gerenciado ativamente que lida com uma cesta de ativos digitais.

O que é um ETF?

ETF é a sigla em inglês para Exchange Traded Funds, que são fundos de índices comercializados como ações. Esses fundos tendem a replicar índices, como o Bitcoin (BTC), por exemplo.

Neste caso, se o Bitcoin subir 10% em um mês, o ETF do Bitcoin vai ter um desempenho muito parecido, já descontando a taxa de administração.

Caso o índice se desvalorize, o mesmo vai acontecer com a cota do ETF.

Fonte: Coindesk

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.