China prepara Yuan digital para os Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim em 2022

O banco central da China confirmou um piloto de testes do Yuan digital, preparando-se para o seu lançamento antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, em Pequim

O Banco Popular da China (PBoC) confirmou oficialmente o piloto de sua moeda digital estatal (CBDC). Lançado em quatro cidades até agora, seu objetivo mais amplo é preparar o Yuan digital para uso nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, realizados em Pequim.

Testes para melhorar a funcionalidade do Yuan digital já estão em andamento em Shenzhen, Suzhou, Chengdu e Xiong’an, disse o banco central da China ao Wall Street Journal na segunda-feira. Isso confirma os relatórios anteriores de que a nova moeda, apelidada de ‘moeda digital/pagamento eletrônico’ (DC / EP), foi transferida para a versão beta pública.

CBDC definido para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022

Aparentemente, o julgamento está preparando o DC / EP para uso nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, o que significa que um lançamento oficial pode estar próximo.

Conforme relatado, os testes iniciais para o DC/EP envolverão a suplementação de metade dos subsídios de transporte de funcionários públicos ao Yuan digital. Funcionários do governo já foram solicitados a instalar uma carteira digital em seus smartphones, disse uma fonte ao Wall Street Journal.

Matthew Graham, CEO da Sino Global Capital, foi um dos primeiros a vazar imagens do que parece ser a carteira do DC/EP.

O Decrypt procurou Graham na época, que opinou que o aplicativo era bastante sofisticado. “A primeira impressão é que o aplicativo parece liso, é um trabalho profissional no sentido técnico do Vale do Silício”, observou ele.

Quanto a um lançamento nacional, o PBoC permanece caracteristicamente de boca fechada. Contudo, se seus planos para as Olimpíadas de Inverno estiverem em andamento, a China poderá estar no caminho de lançar o primeiro CBDC de varejo do mundo.

Fonte: Decrypt

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.