Coreia do Sul não tem intenção de banir exchanges, afirma Ministro das Finanças

O Ministro das Finanças sul coreano, Kim Dong-yeon confirmou que o governo não tem planos de fechar as plataformas de troca ou as exchanges.

Após semanas de pânico e confusão para os investidores coreanos, durante as quais traders e compradores de criptomoedas temiam uma atitude por parte do governo semelhante ao que fez a China, o Ministro das Finanças os tranquilizou, afirmando que o governo não tem planos de lesionar o mercado das criptomoedas. Ao invés disso, o objetivo imediato do governo é iniciar um processo de regulamentação das exchanges, segundo o ministro.

Leia mais: Novas regras de negociação sul-coreanas afetam preço de Bitcoin

kim
Ministro das Finanças sul coreano, Kim Dong-yeon

Em uma declaração esclarecedora dada à Reuters, Kim Dong-yeon afirmou:

“Não temos a intenção de suprimir o mercado das criptomoedas.”

Ainda que tranquilizante, o comentário também esclarece a chuva de declarações controversas dadas por membros do governo, dentre eles ministros, que apoiaram ou se opuseram à proposta do Ministro da Justiça sul coreano, que visava banir as exchanges do país. A repercussão social gerada contra o proposto banimento fez com que até mesmo o Gabinete do Presidente se manifestasse sobre o assunto, acalmando os nervos da população. A Coreia do Sul, notadamente, seguiu o exemplo da China ao introduzir restrições ao mercado das criptomoedas, especialmente às ICOs.

No mesmo dia em que veiculou a proposta, o Ministro da Justiça sul coreano foi forçado a adotar uma postura mais leve em relação ao banimento, que desde o início tinha poucas chances de seguir adiante. O referido ministro encontrou pouco apoio de outros minitros, dentre eles o Ministro das Finanças, que se recusou a compactuar com o banimento de circulação de criptomoedas e exchanges.

Em uma entrevista concedida a uma rádio sul coreana esta semana, o presidente do órgão responsável pelo processo de regulamentação das criptomoedas na Coreia do Sul rechaçou completamente a ideia do banimento, afirmando que seria ilegal por parte do governo adotar tais medidas.

O presidente da Comissão de Fair Trade sul coreana, Kim Sang-Joo, declarou:

“Fechar exchanges sul coreanas não é possível na prática. Tendo em vista as leis de comércio eletrônico, o governo não tem autoridade para fechar plataformas de trocas de criptomoedas.”

Leia mais: Urgente: Facebook e Instagram banem anúncios de Bitcoin semanas depois que Mark Zuckerberg elogiou as criptomoedas

Fonte: CCN.com

Edição: Webitcoin