Bitcoin se mantem acima de $10000, mercados continuam no vermelho
O mercado das criptomoedas está em queda por mais um dia consecutivo, já que apenas cinco das cem maiores moedas e tokens obtiveram avanços frente ao dólar. O valor do Bitcoin, enquanto isso, se recuperou da baixa de ontem (o valor chegou aos quatro dígitos), causada pelas intimações enviadas pelo governo estadunidense à exchange Bitfinex e à Tether.
Somados estes fatos, o cap do mercado das criptomoedas caiu $37 bilhões, atualmente avaliado em $514 bilhões, seguindo o declínio de 7% apresentado hoje.
Leia mais: Há solução? Criptomoedas se esforçam para registrar ganhos em fase negativa
Bitcoin se recupera e fica acima dos $10000
A Commodity Futures Trading Commission (CFTC) emitiu intimações para a Bitfinex, uma das maiores exchanges do mundo, e para a Tether, startup que criou o token vinculado ao dólar, USDT. As intimações foram emitidas no último mês de dezembro, mas relatórios apontam que elas só foram enviadas na semana passada.
Estes relatórios fizeram com que o pânico se alastrasse — em grande parte porque a Tether ainda tem que publicar uma audição demonstrando que todos os seus tokens são realmente lastreados por dólares — e, em seu rastro, a queda do valor do Bitcoin chegou a $9760.
Informações sobre as intimações terem sido emitidas em dezembro estabilizaram o mercado, pois a CFTC teria agido rapidamente em relação às firmas acima mencionadas, caso seus negócios fossem tão escusos quanto seus maiores críticos fizeram parecer. Todavia, outros, incluindo o advogado Stephen D. Palley, disse que este não é necessariamente um bom sinal.
De qualquer forma, o valor do Bitcoin se recuperou e atualmente passa dos $10000 (seu valor, no momento em que esta matéria foi redigida, é de $10341 na Bitfinex) após as informações acima, o que reduz a queda das últimas 24 horas para 6%. O cap do mercado de Bitcoin atualmente é de $174,3 bilhões.
Ethereum resiste e se mantém acima de $1000
O Ethereum se saiu um pouco melhor do que Bitcoin nas últimas horas, e impressiona que seu valor tenha permanecido acima dos $1000, mesmo mediante à ligação com a volatilidade da Tether. Não obstante, a segunda maior criptomoeda enfrentou uma queda de 5%, atingindo a marca de $1114, sendo seu cap no mercado de $108,5 bilhões.
Altcoins sofrem com os danos
Apesar de tanto o bitcoin, quanto o ethereum, terem experienciado quedas moderadas, outras grandes criptomoedas sofreram mais com os danos recentes.
A XRP sofreu uma queda de 7%, enquanto o Bitcoin Cash apresentou uma queda de 8%. Contudo, estas quedas chegam a ser pequenas, comparadas ao mergulho de 13% da Cardano, que atingiu a marca de $0,49.
EOS e NEO sofreram um declínio de 9% cada, enquanto a Stellar caiu 5%, se saindo melhor que seus concorrentes. Litecoin caiu para nona no ranking dos caps do mercado, após amargurar 6% de decréscimo, enquanto o pullback de 12% da NEM, tornando seu valor $0,79, fechou o Top 10 do referido ranking.
Leia mais: Investidores chineses continuam adquirindo Bitcoin por meio de venda de balcão
Fonte: CCN.com
Edição: Webitcoin