Singapura usa robô em parques para implementar o distanciamento social

O robô quadrúpede percorrerá parques em Singapura transmitindo medidas de distanciamento social.

Nestes tempos difíceis, onde o distanciamento social é fundamental, as autoridades estão ficando criativas sobre como aplicar essas medidas. Uma delas é através do uso de robôs.

Os robôs, como você deve saber, não correm o risco de serem contaminados e, portanto, são uma ferramenta segura nesta era. Em Singapura, as autoridades municipais estão usando o Spot de quatro patas do Boston Dynamics para manter os frequentadores do parque a distâncias seguras um do outro.

A partir de sexta-feira, um robô chamado de Spot passeará pelo Parque Bishan-Ang Mo Kio, em Singapura, transmitindo mensagens gravadas, lembrando as pessoas sobre o distanciamento social. Esse processo está definido para ser submetido a um teste de duas semanas.

O robô não se destina a violar a privacidade dos visitantes, embora esteja equipado com câmeras. O Conselho de Parques Nacionais de Singapura disse que essas câmeras são usadas apenas para estimar o número de visitantes do parque.

O spot é, no entanto, controlado remotamente e possui sensores embutidos para impedir colisões. O robô também terá um guia. O ponto principal do robô é reduzir a necessidade de os funcionários patrulharem o parque, pois eles são realmente suscetíveis a infecções.

Curiosamente, as autoridades colocaram placas em todo o parque, pedindo às pessoas para não perturbar os robôs.

EXfACyiU4AABOfz

“O Spot é capaz de atravessar vários terrenos autonomamente e ajudará a garantir um distanciamento seguro em parques e jardins. Buscamos sua cooperação para não perturba-lo.”

A pandemia está, sem dúvida, dando aos fabricantes de robôs em todos os lugares novas maneiras de implantar suas máquinas. Existem testes em andamento de robôs sendo usados em hospitais, e alguns  deles sendo usados para fornecer mantimentos. De muitas maneiras, a caminhada de Spot pelo parque é apenas o começo.

https://www.youtube.com/watch?v=2DJmIjKtVkA&feature=emb_logo

Fonte: interestingengineering

 

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.