Investidores de Bitcoin se preparam para o halving de hoje
Ainda hoje, um grande evento ocorrerá no universo cripto, o halving do Bitcoin, que tem o potencial de afetar todo o mercado cripto.
O halving acontece a cada quatro anos e diminui pela metade o número de novos Bitcoins emitidos a cada 10 minutos pela blockchain do Bitcoin.
No ciclo atual, isso significa que o número de novos Bitcoins emitidos a cada 10 minutos cairá de 12,5 para 6,25.
Esse evento é muito significativo, pois reduz a quantidade de Bitcoin gerado por ‘bloco’ transacional na blockchain do Bitcoin, o que significa que o fornecimento de novos Bitcoins é menor e fica mais difícil para os mineradores de criptomoedas gerarem a mesma quantidade de antes.
O Bitcoin também não é a única criptomoeda que passa por esse tipo de eventos. A litecoin teve seu próprio halving.
Efeito no preço do Bitcoin
À medida que um halving diminui a quantidade de novos Bitcoin como oferta, e o fornecimento de demanda permanece constante, geralmente resulta no aumento de preços, nos eventos anteriores isso resultou em ótimas performances do Bitcoin.
Por exemplo, desde o último halving em julho de 2016, o preço do Bitcoin aumentou cerca de 1.180% em nível atual de cerca de US $ 8.838, embora com algumas oscilações muito dramáticas no período intermediário.
Em um relatório na semana passada, analistas em transações e armazenamento de Bitcoin disseram que este próxima halving poderá mostrar um aumento potencial de preços de cerca de 270% até o próximo halving em 2024, elevando o preço para US $ 33.000.
No entanto, outros, como Raoul Paul, ex-gerente de fundos de hedge do Goldman Sachs, alegaram que a moeda digital pode ir ainda mais longe, potencialmente subindo para US $ 1 milhão nos próximos quatro anos.
Enquanto isso, Danny Scott, executivo-chefe da bolsa de criptomoedas CoinCorner, previu que dentro de três a nove meses o Bitcoin ultrapassará sua alta histórica de US $ 19.511, atingida durante um frenesi de 2017.
Os investidores devem ser cautelosos no curto prazo
Embora a iminência do hlaving deixe os investidores do Bitcoin se preparando para uma alta, Leonard Neo, chefe de pesquisa do provedor de fundos de índice Bitcoin Stack, disse que espera um “recuo a curto prazo” nos preços do Bitcoin imediatamente após o halving.
No entanto, a longo prazo, Neo está otimista, dizendo que eles esperam que o Bitcoin “registrasse uma valorização significativa dos preços no final de 2020 e no início de 2021”.
Outra razão para a positividade a longo prazo é o crescente interesse do investidor institucional em Bitcoin e em outros investimentos criptos.
Edward Moya, da OANDA, disse na sexta-feira passada que essa tendência fornecerá “grande apoio daqui para frente”, já que as instituições começaram a gastar dinheiro novamente quando a preocupação com a pandemia de coronavírus diminuir.
“Depois que a poeira baixar, o Bitcoin poderá surgir com forte tendência de alta, desde que os mercados financeiros não vejam uma segunda onda de [coronavírus] espalhada pela Europa e pela América desencadeando uma ação de fuga para a segurança”, acrescentou.
- Veja também: Max Keiser compara Bitcoin com Apple e Amazon
Fonte: proactiveinvestors
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.