3 incríveis casos de uso atuais para a Lightning Network

A Lightning Network do Bitcoin não serve mais apenas para pagamentos. Assim, listamos três estudos de caso emergentes para a solução, de acordo com a CEO do Lightning Labs.

Embora mais se fale sobre a Lightning Network como sendo uma potencial ferramenta para habilitar pagamentos mais rápidos e baratos em uma camada secundária acima da blockchain básica do Bitcoin, isso não é tudo que ela é capaz de fazer.

A CEO do Lightning Labs, Elizabeth Stark, vislumbra um amplo leque de estudos de caso que estão surgindo a partir de experiências de desenvolvedores na plataforma.

stark
Elizabet Stark, CEO no Lightning Labs.

No último domingo, Stark conversou com Udi Wertheimer, conhecido ridicularizador do Ethereum, no evento Kraken Blockdrop VR – em comemoração ao halving do Bitcoin. O diálogo foi praticamente uma atualização no status atual da Lightning Network e como a tecnologia de pagamentos via segunda camada chegou até onde se encontra hoje.

Porém, durante a conversa, Stark também identificou três estudos de caso chave para a Lightning Network do Bitcoin.

Lightning na Comunicação

O primeiro caso de uso da Lightning Network coberto por Stark foi a comunicação. Embora não seja a intenção original do projeto, a estrutura da Lightning Network facilita a criação de uma rede de comunicação entre nós na rede.

“Em termos de comunicação, como mencionado, esse é um dos estudos de caso emergentes [com] debates realmente divertidos quanto a se de fato seria possível escalar [e] como as pessoas estão rodando nós para apoiá-lo,” disse Stark.

Ela ainda mencionou alguns clientes de comunicação via Lightning, como o Sphinx e o Whatssat, que estão em estágios variados de desenvolvimento. Esses apps de comunicação via Lightning são construídos em um tipo de mudança recente ao protocolo que facilita a indexação de dados adicionais a um pagamento.

Além de oferecerem criptografia de ponta-a-ponta, os defensores desses apps de mensagem desenvolvidos via Lightning afirmam que eles também podem prover um grau maior de resistência à censura e rastreamento do que é encontrado em outros apps de mensagem tradicionais e centralizadamente criptografados.

Lightning nos Jogos

A segunda área entre os estudos de caso emergentes trazidos por Stark foi os jogos. Embora Stark não tenha entrado em detre como a Lightning está sendo usada na indústria dos games, ela citou a Mint Gox e o Satoshi’s Games como duas plataformas que estão experimentando a junção entre games e Lightning Network.

bitcoin lightning network

No fim do ano passado, a Donnerlab revelou um jogo online de tiro em primeira pessoa que habilita os jogadores a coletarem Bitcoin. Isso é permitido por meio de airdrops, bounties e outras tarefas e o backend do jogo roda inteiramente na Lightning Network.

A Lightning Network tem o potencial de criar novos modelos de monetização para empresas de games. Inclusive, ela pode também dar aos jogadores custódia instantânea e completa sobre suas recompensas em Bitcoin ganhas durante o jogo. Há ainda a possibilidade de que itens próprios dos jogos sejam tokenizados por projetos como o RGB.

Lightning no DeFi

O terceiro e último estudo de caso emergente da Lightning Network destacado por Stark foi ao qual ela se referiu como um “DeFi por Lightning.”

De acordo com Stark, têm havido discussões interessantes na lista de discussão de desenvolvimento da Lightning Network sobre o uso de contratos DLC para construir novos e interessantes ativos em cima dessa solução.

Além disso, outros projetos, como o próprio RGB, têm focado em habilitar a emissão de tokens em cima da Lightning Network.

Prosseguindo, Stark espera por um desenvolvimento de novos e singulares estudos de caso para a Lightning Network, baseando-se em tudo que já vem sendo realizado.

Fonte: Decrypt

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!