O site Bitcoin.org está ganhando um novo dono
O controverso co-proprietário do domínio Bitcoin.org está cortando relações com o site, porém quem irá substituí-lo?
O Bitcoin.org, famoso recurso educacional sobre o Bitcoin que foi primeiramente registrado em agosto de 2008, está prestes a mudar de mãos.
Originalmente registrado por Satoshi Nakamoto – o criador do Bitcoin – e pelo desenvolvedor Martti Malmi, o website permaneceu como uma das poucas fontes imparciais de informações sobre o Bitcoin. Quando Nakamoto deixou o projeto da moeda em 2011, ele passou o controle do domínio para um grupo de indivíduos, no intuito de evitar que o mesmo caísse em mãos erradas.
O website atualmente age como um trampolim para o Bitcoin, ajudando na evangelização da ideia e fornecendo recursos confiáveis para iniciantes.
A troca de bastão no Bitcoin.org
Agora, de acordo com um recente post no Github do co-proprietário do Bitcoin.org, de nome ‘Cobra’, o controle sobre o site logo irá ser transferido para alguém novo, já que Cobra planeja reduzir gradualmente seu envolvimento com o site até o fim do ano.
Embora Cobra não tenha revelado o motivo de seu afastamento, é notório que ele “não estará por aí mais” até o fim do ano e acrescentou: “o nome do domínio será deixado com pessoas confiáveis”
Seguindo sugestões da comunidade, Cobra pretende entregar o controle do domínio à um indivíduo ou organização que julgarem ser de maior confiança.
Diversos nomes dignos de nota já foram ventilados, incluindo Will Binns e Saivann, dois dos mais ativos desenvolvedores do Bitcoin. Outras sugestões notáveis incluem o co-fundador da Blockstream, Gregory Maxwell, além de Craig Watkins, atual mantenedor da carteira presente no site Bitcoin.org.
- Veja também: 50 bitcoins minerados em 2009 foram movidos hoje
As controvérsias do atual dono
Desde que Cobra foi adicionado como co-fundador em 2015, o indivíduo anônimo tem se encontrado em controvérsias. Ainda em 2017, Cobra disse que “o whitepaper é responsável por todas essas ‘crenças perigosas’ – Precisamos reescrevê-lo ou montar um whitepaper completamente novo e aí chamá-lo de whitepaper do Bitcoin.”
As crenças perigosas das quais ele fala giram em torno de quanto controle os mineradores exercem na rede do Bitcoin. Entretanto, muitos defensores do Bitcoin apoiam incondicionalmente o whitepaper original (inclusive o CEO do Twitter Jack Dorsey chamou-o de poesia) e certamente seriam relutantes em alterá-lo.
Isso contribuiu para tornar Cobra uma figura polarizadora na comunidade Bitcoin. Sendo assim, muitos irão ficar contentes em saber do afastamento de Cobra. Porém quem garante que sua substituição será benéfica?
Eu acho que isso será um tipo de alívio para muitos. Não posso dizer que me dei bem com todo mundo, sem contar que alguns questionaram meus julgamentos. Espero que quem quer que venha depois de mim não se atole em dramas tão facilmente como eu, por algumas vezes (embora isso seja em grande parte resultado de viver épocas bem dramáticas).
É esperar para ver.
Fonte: Decrypt
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!