O 5G é seguro? Muitas pessoas acreditam que não!
Estudos demonstram que o 5G não afeta negativamente os seres humanos e é totalmente seguro, então por que tantas pessoas acreditam no contrário?
Muitas teorias dizem que o 5G não é seguro e que a tecnologia pode causar problemas de saúde, essa teorias estão ganhando força à medida que a Covid-19 se espalha pelo mundo – alguns dizem que as redes de última geração causaram o vírus.
Engadget analisou o fenômeno de sintomas inexplicáveis, chamado de “Intolerância ambiental idiopática”, geralmente conhecido como múltiplas sensibilidades químicas (MCS) ou doença ambiental. Refere-se a um conjunto de sintomas recorrentes que não podem ser atribuídos a problemas médicos diagnosticados.
O professor Omer van den Bergh, professor de psicologia da saúde da Universidade de Lovaina, na Bélgica, disse que as pessoas geralmente culpam esses sintomas por causas ambientais. Antes, itens comuns como perfumes seriam apontados como o problema, mas no mundo moderno os sintomas são atribuídos à radiação eletromagnética no ambiente.
“Toda a nossa sociedade … parece assumir que, se houver um sintoma físico em nossa experiência, deve haver uma causa fisiológica”, disse o professor Van den Bergh. As pessoas, então, ficam dispostas a acreditar em qualquer resposta em potencial ao procurar resolver seus sintomas. “Se você tem, por exemplo, grupos ativistas ou outros grupos que também compartilham a crença de que isso pode ser causado por, digamos, radiação eletromagnética, você se torna seletivamente sensível a isso”, acrescentou. “Você começa a perceber correlações entre seus sintomas e as fontes de radiação eletromagnética”.
A crença de que a radiação eletromagnética causa problemas de saúde não é nova. As pessoas culparam tudo, de 3G a WiFi, por causar doenças inexplicáveis, o que levou algumas pessoas a viverem fora da rede. Os fãs do programa de TV Better Call Saul vão se lembrar de Chuck McGill acreditando que ele sofria de hipersensibilidade eletromagnética – embora seu irmão tenha provado que tudo estava em sua mente.
O medo do 5G está se tornando um problema sério e levou os as torres telefônicas do Reino Unido a serem incendiados. Alguns sites de mídia social proibiram a promoção dessa ideia e o YouTube removeu vídeos com esse tipo de conteúdo. Outros estão lucrando com a situação: uma empresa está vendendo um pendrive de US$ 346 que usa “tecnologia quântica” para as pessoas se protegerem dos efeitos do 5G, apesar de ser um pen drive de US$ 6.
Em março, um estudo de sete anos da Comissão Internacional de Proteção contra Radiação Não-Ionizante (ICNIRP) descobriu que não há evidências de que as redes móveis 5G representem qualquer ameaça à saúde humana.
Van den Bergh acredita que aqueles que apresentam sintomas não devem ser ridicularizados ou menosprezados se enfatizarem que realmente estão sofrendo. Verifique o artigo completo no Engadget.
Fonte: TechSpot
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.