AMD aumenta produção de GPUs visando atender à demanda do mercado minerador de criptomoedas
Atendendo à grande demanda do mercado, a AMD planeja aumentar a produção de chips gráficos, que atualmente estão em baixa quantidade no estoque.
A GPU recentemente lançada, RX Vega, praticamente desapareceu das prateleiras, devido à popularização da mineração de criptomoedas entre investidores e entusiastas. A receita da Divisão Gráfica da companhia chegou a quase um bilhão de dólares no último trimestre de 2017. Tendo noção de seu estoque baixo, a AMD está tentando satisfazer tanto os gamers, quanto os miners.
Leia mais: “Bitcoin pode chegar a $50000 antes de colapsar”, afirma Lobo de Wall Street
Mais força nas GPUs
O crescente interesse em mineração de criptomoedas ocorrido durante o ano passado levou companhias, como a AMD, a tratar da alta demanda de hardware. O aumento no valor do bitcoin e outras criptomoedas trouxe muitos investidores e entusiastas para o mercado de mineração. GPUs são usadas para minerar altcoins, como Ethereum e Monero, o que requer um poder moderado de computação.
O apetite dos miners forçou a Nvidia, principal competidor da AMD, a tomar medidas que garantam que gamers consigam placas de vídeo. Recentemente, ela solicitou que os varejistas definam um número máximo de chips gráficos que possam ser adquiridos ao mesmo tempo.
A AMD admitiu que seus chips Radeon estavam com o estoque baixo e reconheceu que as atividades de mineração foram o motivo. Prometendo aumentar a produção, a companhia espera satisfazer a crescente demanda, sem desapontar seus clientes.
“A disponibilidade de chips gráficos está baixa, e nós certamente estamos trabalhando para repor as quantidades faltantes”, disse a CEO da AMD, Lisa Su. Por conta da disponibilidade de chips gráficos estar “mais baixa do que eles gostariam,” ela acrescentou: “Estamos aumentando a produção”.
Seu anúncio representa uma reviravolta, após Lisa prever na última primavera que a demanda por parte dos miners começaria a diminuir em nível Q4.
“Enquanto analisamos o cenário, [demandas relacionadas às criptos] continuam a ser um importante fator, mas nós já estamos repondo as quantidades. Nos mantemos um pouco conservadores quanto à parte de criptomoedas da equação,” disse Su em outubro.
Falando com investidores durante uma vídeo conferência, Su apresentou o relatório dos ganhos recentes, apontando o mercado de mineração de criptomoedas como parte importante dos negócios da AMD.
A Advanced Micro Devices anunciou sua receita de $1,48 bilhões no quarto trimestre de 2017. $958 milhões deste montante advieram da Divisão de Computação e Gráficos da empresa, onde o aumento entre 2016 e 2017 foi de 60%. Vendas de chips gráficos, como os novos Vega 56 e Vega 64, foram um fator fundamental.
Leia mais: “Febre do Bitcoin” chama a atenção de legisladores na Nigéria
Fonte: Bitcoin.com
Edição: Webitcoin