Bitcoin escorrega em direção aos $8000
Com uma queda maior do que 25% de uma semana para outra, a bitcoin pode estar caminhando para sua pior queda desde abril de 2013.
Tal perspectiva se deu após seu valor atingir a marca mais baixa em 10 semanas, ficando abaixo de $8100. Contudo, esta queda catastrófica logo terá um alívio, indicam os gráficos.
Abalando o psicológico ao ficar abaixo de $9000 hoje, os valores constantes do índice do site CoinDesk chegaram a $8056,51; este é o marco mais baixo desde 24 de novembro. Nas últimas 24 horas, a criptomoeda caiu em 14%, de acordo com a fonte de dados OnChainFX.
Leia mais: AMD aumenta produção de GPUs visando atender à demanda do mercado minerador de criptomoedas
Ademais, é válido ressaltar que os valores do BTC nas exchanges coeranas estão sendo trocados com diferença em relação às exchanges ocidentais. Por exemplo, o valor do BTC está em $8227 na GDAX, exchange pertencente à Coinbase, enquanto seu valor no Bithumb é de $7960. Desta forma, os valores nas exchanges coreanas estão com uma diferença de mais de $250.
Até o mês passado, o ágio das exchanges coreanas (conhecido como Ágio Kimchi) era tão alto que distorcia a média de valor global da bitcoin. Desta forma, em 8 de janeiro, a fonte de dados CoinMarketCap decidiu excluir as exchanges coreanas do cálculo de valor médio.
Bitcoin não é o único apanhando hoje. A XRP sofreu uma queda de 31% nas últimas 24 horas. Ether, bitcoin cash, NEO, e litecoin caíram, pelo menos, 20% cada. Além disso, a capitalização total do mercado de todas as criptomoedas juntas amargurou um declínio de mais de $100 bilhões nas últimas 24 horas.
Leia mais: “Febre do Bitcoin” chama a atenção de legisladores na Nigéria
Desde o início do ano, mercados de criptomoedas estão sendo atingidos por uma série de notícias ruins. Por exemplo, o medo de que China e Coreia do Sul tomem medidas mais firmes de regulamentação balançou as estruturas das criptomoedas em janeiro.
Enquanto as coisas se encontram fracas atualmente, os gráficos indicam um fio de boas notícias adiante.
Gráfico do Bitcoin
O gráfico acima mostra (valores de referência extraídos da Coinbase):
- BTC está se aproximando rapidamente de $8052 (61,8% Fibonacci do baixo para alto de 2017);
- O movimento médio (MA) dos últimos 200 dias está alinhado em $7855;
- BTC ameaça quebrar as expectativas, apresentando um declínio mais acentuado;
- O índice de força relativa (RSI) mostra condições de oversold.
Fechar o dia abaixo de $8052 fortaleceria o cenário de queda. Também marcaria a quebra de expectativas do quão grave seria o declínio.
Contudo, conforme ressaltado acima, os indicadores diários mostram condições de oversold. Além disso, o RSI das últimas 4 horas mostra que o sell-off está prestes a acabar. Consequentemente, o BTC se defenderá da previsão de $7855 vista através do MA dos últimas 200 dias.
Conclusões
- O sell-off poderá parar na marca de $7,855 (MA dos últimas 200 dias) ou $8,052 (61,8% Fibonacci do baixo para alto de 2017);
- Uma recuperação técnica pode ser observada, mas ganhos acima de $9000 podem ter vida curta a curto prazo;
- Consolidar-se em torno de $8000 nas próximas 72 horas e fechar o dia abaixo do MA dos últimos 200 dias poderá reavivar o sell-off e propiciar uma queda para $6189 (alta de 21 de outubro).
Fonte: CoinDesk
Edição: Webitcoin