Microsoft está encerrando a Mixer e fazendo parceria com o Facebook Gaming

Fim da Mixer é jogada da Microsoft visando o futuro do xCloud

A Microsoft está encerrando seu serviço Mixer em 22 de julho e planeja transferir os parceiros existentes para o Facebook Gaming. O anúncio surpresa significa que os parceiros e streamers da Mixer serão transferidos para o Facebook Gaming a partir de hoje, e a Microsoft não operará mais a Mixer como um serviço dentro de um mês.

A Microsoft lutou para alcançar a escala necessária para a Mixer competir com o Twitch, o YouTube e até o Facebook Gaming, o que levou à decisão de hoje. “Começamos bem atrás, em termos de onde os espectadores ativos mensalmente da Mixer eram comparados com alguns dos grandes jogadores”, diz Phil Spencer, chefe de jogos da Microsoft, em entrevista ao The Verge.

“Eu acho que a comunidade Mixer realmente se beneficiará do amplo público que o Facebook tem por meio de suas propriedades e das habilidades para alcançar os jogadores de uma maneira muito perfeita através da plataforma social que o Facebook possui.”

A Microsoft está em parceria com o Facebook para fazer a transição de visualizadores e streamers Mixer existentes para o Facebook Gaming nas próximas semanas. Em 22 de julho, todos os sites e aplicativos da Mixer serão redirecionados automaticamente para o Facebook Gaming.

Os Parceiros da Mixer existentes receberão o status de parceiro do Facebook Gaming, e quaisquer streamers que usem o programa de monetização da Mixer receberão elegibilidade para o programa Level Up do Facebook. Os visualizadores da mixers com saldos Ember pendentes, assinaturas de canais ou assinaturas de Mixer Pro receberão crédito no cartão de presente do Xbox.

A escolha da Microsoft de fazer parceria com o Facebook é claramente estratégica e também está relacionada à ampliação do apelo de seu próximo serviço de streaming de jogos xCloud e seus esforços gerais de jogo. A Microsoft trabalhará em estreita colaboração com o Facebook para trazer o xCloud ao Facebook Gaming, permitindo que os espectadores cliquem e joguem imediatamente os jogos que as pessoas estão transmitindo.

É uma visão muito parecida com as ambições do Google com o Stadia, mas a Mixer não possui a escala e a audiência necessária para oferecer isso de maneira mais ampla. A Microsoft recrutou streamers exclusivos como Ninja e Shroud com grandes promoções, mas eles não foram suficientes para levar mais pessoas a usar o serviço sobre os rivais. Ninja, Shroud e outros streamers de topo agora estão livres para se juntar à Twitch ou transmitir no Facebook Gaming.

US-ESPORT-FORTNITE-NINJA-TWITCH-MIXER

A Microsoft enfrentou uma decisão entre abandonar a Mixer, vendê-la ou até investir mais dinheiro sem garantias que atingiria a escala necessária para competir. “Não se tratava tanto de retorno sobre a venda, mas de encontrar uma parceria que fosse a melhor coisa para a comunidade”, explica Spencer. “Achamos que é isso, e isso nos dá um ótimo lugar para lançar mais conteúdo do xCloud e dar aos jogadores a capacidade de jogar a partir daí”.

A Microsoft falou em alcançar 2 bilhões de jogadores com sua visão para o xCloud, mas a Mixer não estava em uma posição forte o suficiente para ajudar a alcançar esse objetivo. “Quando pensamos no xCloud e na oportunidade de desbloquear a jogabilidade para 2 bilhões de jogadores, sabemos que será extremamente importante que nossos serviços encontrem grandes audiências e o Facebook claramente nos dá essa oportunidade”, diz Spencer.

Ainda não está claro exatamente quando o xCloud será exibido no Facebook Gaming, mas é uma parte essencial dessa nova parceria. A Microsoft está se preparando para lançar o streaming do xCloud ainda este ano, como parte da oferta Xbox Game Pass da empresa. “Acho que não teremos que esperar muito para ver o resultado da colaboração entre as duas empresas para habilitar essa tecnologia para os espectadores do Facebook Gaming”, revela Spencer.

Vimos a Microsoft desistir de serviços no passado, como o Groove Music e fazer parceria com o Spotify, mas essa parceria não era exatamente super próxima ou significativa para os usuários finais.

Spencer vê isso como o começo de oportunidades em torno de jogos para Microsoft e Facebook. “As equipes estão fisicamente próximas umas das outras, já estivemos nos escritórios umas das outras”, diz Spencer. “Você nos verá continuando a desenvolver esse relacionamento… será o começo de vermos futuras oportunidades juntos. Acho que temos muito alinhamento entre as organizações nas áreas em que a indústria está indo e como podemos nos ajudar. ”

A Microsoft agora manterá a tecnologia que alimentou a Mixer e oferece suporte a recursos de streaming colaborativo e de baixa latência. O Microsoft Teams começará a usar parte dessa tecnologia Mixer no futuro para melhorar a interatividade em tempo real e o streaming de baixa latência.

Os desenvolvedores do Mixer envolvidos nisso permanecerão na Microsoft para ajudar no trabalho em equipes: “A aplicação desses recursos centrados nos fãs a novas experiências de produtividade criará maneiras imersivas para as equipes capacitarem pessoas, equipes e organizações a se envolverem melhor em reuniões virtuais no trabalho e na escola”, diz Spencer.

Fonte: The Verge

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.