Blockchain: o que são transações não confirmadas?
Transações que são enviadas para a blockchain são inicialmente classificadas como ‘não confirmadas’, porém, você sabe o que isso realmente quer dizer?
Uma blockchain é composta de blocos ligados uns aos outros e esses blocos contém transações. Para ser válida, uma transação deve ser inserida em um bloco e pelo menos um outro bloco deve ser adicionado à blockchain.
Na verdade, quando um usuário manda criptomoedas para um endereço público, a transação não é imediatamente inserida na blockchain porque ela deve ser validada.
Por dentro do processo de validação
Dependendo do protocolo de consenso usado por cada blockchain, a validação envolve procedimentos diferentes. Na blockchain do Bitcoin, por exemplo, e em todas baseadas em Proof-of-Work,os mineradores executam esta validação.
Pegando o exemplo do Bitcoin, a transação é inicialmente enviada para a chamada mempool, que é um tipo de repositório temporário de transações que estão esperando serem inseridas em um bloco e, então, confirmadas.
No que diz respeito ao Bitcoin, a mempool sempre tem milhares de transações, alcançando até mesmo dezenas de milhares delas esperando por validações, o que causa eventuais congestionamentos.
Os mineradores usam essa mempool para verificar se as transações estão corretas, se a assinatura digital corresponde à assinatura de quem enviou e para confirmar quais taxas precisam ser pagas a eles.
De fato, as taxas estabelecidas pelo remetente são o que determina quais transações os mineradores optam para confirmar.
Considerando isso, um bloco da blockchain do Bitcoin blockchain não consegue alocar mais de 3.000 transações. Visto que a média é de um bloco minerado a cada 10 minutos, é lógico imaginar que a mempool do bitcoin está sempre cheia e muitas vezes contém mais transações do que há em um bloco.
Como resultado, os mineradores são obrigados a escolher quais transações vão incluir e geralmente optam pelas que apresentam maiores taxas.
Isso significa que se as taxas estabelecidas pelo remetente forem muito baixas, a transação não apenas corre o risco de não ser selecionada para o próximo bloco e consequentemente ser confirmada em poucos minutos, como também corre o risco de sequer ser incluída no próximo bloco.
Por esse motivo, existem milhares e milhares de transações não confirmadas e, algumas vezes, precisam esperar vários dias até que um mineradores concorde em validá-las.
- Veja também: Um bug foi descoberto nas transações do Bitcoin
Escolhendo carteiras intuitivas
É válido lembrar que uma transação enviada à mempool não está concluída e pode ser cancelada ou modificada. Por exemplo, as taxas podem ser aumentadas a fim de torná-la mais atrativa aos mineradores.
Infelizmente, nem todas as carteiras suportam tais recursos, especialmente aquelas gerenciadas por terceiros.
Na realidade, as melhores carteiras são as que indicam aos usuários as taxas para especificar de forma que suas transações sejam incluídas no próximo bloco ou pelo menos em um dos próximos 5 ou 10 blocos. Assim, eles podem escolher o quanto gastar nas transações de acordo com suas necessidades.
Conclusão
Sendo assim, uma transação não é considerada válida até que seja confirmada por ser incluída em um bloco, portanto transações não confirmadas são aquelas que ainda estão aguardando validação.
Devemos nos lembrar que quanto mais confirmações ela tenha, mais segura ela é. Dessa forma, não é recomendável considerar uma transação que só tem uma confirmação como ‘final’.
Para obter mais confirmações, simplesmente espere até que mais blocos sejam minerados após o bloco no qual ela está inclusa.
Fonte: Cryptonomist
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!