Governo dos EUA considera proibição do TikTok

O TikTok está tendo dificuldades para provar que não é um aplicativo de espionagem do governo chinês.

O governo dos Estados Unidos mostrou grande ceticismo pelas empresas chinesas, principalmente no que diz respeito à tecnologia. As observações do secretário Pompeo destacam a tensão contínua entre os EUA e a China. Uma proibição do TikTok nos EUA pode prejudicar significativamente o crescimento da rede social, que afirma não colaborar com o governo chinês.

Em entrevista à Fox News (via Reuters), o secretário de Estado Mike Pompeo disse que os Estados Unidos estão considerando proibir aplicativos de mídia social chineses, incluindo o super popular TikTok. A declaração de Pompeo ocorre quando o TikTok continua a enfrentar um exame mais aprofundado sobre os supostos laços com o governo chinês.

O governo dos EUA tem se preocupado cada vez mais com o fato de aplicativos de fabricação chinesa, como TikTok, e empresas de tecnologia como ZTE e Huawei, serem pontos de coleta de informações usados pela China.

A Índia mostrou preocupações semelhantes à segurança nacional, chegando a proibir 59 aplicativos de fabricação chinesa, incluindo o TikTok.

Em resposta às observações de Pompeo, um porta-voz do TikTok disse à CNBC:

“O TikTok é liderado por um CEO americano, com centenas de funcionários e principais líderes em segurança, proteção, produto e políticas públicas aqui nos EUA. Não temos maior prioridade do que promover um experiência de aplicativo segura e protegida para nossos usuários. Nunca fornecemos dados de usuários ao governo chinês nem o faríamos se solicitado.”

O TikTok reiterou que os dados dos usuários dos Estados Unidos são armazenados nos EUA com servidores de backup em Cingapura. Eles também afirmam que todos os data centers estão fora da China e não estão sujeitos às leis chinesas.

Apesar da insistência do TikTok em não cooperar com o governo chinês, a empresa foi objeto de escrutínio em algumas questões de privacidade. A empresa recebeu uma multa de US$ 5,7 milhões por coletar dados de crianças ilegalmente, e sua política de privacidade revela que ela coleta uma infinidade de dados, incluindo pressionamentos de teclas.

“Estamos levando isso muito a sério. Certamente, estamos olhando para eles ”, disse Pompeo.

Fonte: techspot

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.