O que a demanda por Tether tem a ver com oportunidades de arbitragem?

Emissão de Tether aumentou em 2020

As stablecoins desempenharam um papel muito crucial no ecossistema das criptomoedas nos últimos anos, com as altcoins atuando como fatores importantes em termos de adoção cripto. De fato, o Tether, a stablecoin mais dominante do mercado, subiu recentemente na lista do CoinMarketCap para se tornar a terceira maior criptomoeda do mundo – consolidando sua importância no mercado.

Um artigo recente publicado por pesquisadores da Universidade de Hamburgo analisou o papel das stablecoins e a influência de suas emissões no retorno das principais criptomoedas no ano passado. Destacando a natureza do Tether e qual seu papel no mercado, o estudo observou que as emissões do Tether afetaram o volume de negociação, mas não os retornos do Bitcoin.

Nos últimos anos o Tether se tornou o principal recurso para muitos usuários, razão pela qual muitos especulam sobre os efeitos de sua emissão. O estudo em questão também destacou a emissão do Tether em relação a outras stablecoins,

“As emissões de USDT são de longe as maiores, com US$ 41,5 milhões em média, enquanto a emissão média de HUSD é de apenas US$ 1,52 milhão… os efeitos de preço em torno das emissões de stablecoins também podem ser explicados por uma oportunidade de arbitragem no momento da emissão: em 57% de todas as emissões, as stablecoins foram avaliadas acima de seu valor indexado, por um ‘average premium’. ”

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Os dados analisados ​​pelo estudo também apontaram que, em termos de demanda por stablecoins, como o USDT, ele é impulsionado principalmente pela demanda por criptomoedas e oportunidades de arbitragem. Observou:

“A demanda por stablecoins é impulsionada pela demanda de curto prazo dos investidores de criptomoedas, e as stablecoins recém-cunhadas são usadas para comprar criptomoedas, potencialmente para lucrar com oportunidades de arbitragem.”

Capture 3

Fonte: Relatório do segundo trimestre de 2020, CoinGecko

 

Após ter feito a transição para a blockchain Ethereum, o Tether cresceu bastante de forma dramática. Curiosamente, o crescente domínio do Tether pode ser um benefício para uma altcoin como a Ethereum e seu preço.

Por enquanto o status de mercado do Tether permanece cada vez mais associado ao Bitcoin, com o relatório da CoinGecko no segundo trimestre de 2020 destacando a correlação constante da stablecoin com o preço da maior criptomoeda do mundo. De fato, essa correlação foi particularmente proeminente no segundo trimestre de 2020, com sua circulação aumentando em mais de 100%, de 4,7 bilhões para 9,6 bilhões.

O estudo concluiu argumentando que os retornos de Bitcoin antes da emissão diferem entre as stablecoins e que o mercado interpreta as emissões de maneira diferente. Destacou que, no caso do USDT:

“Essas diferenças podem ser devidas a oportunidades de arbitragem ou ao uso de stablecoins como um porto seguro e sugerem que stablecoins não são substitutos perfeitos um para o outro.”

Fonte: AMBCrypto

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.