Elon Musk: Tesla está perto de alcançar autonomia básica de nível 5 para seus carros
Funcionalidade de autonomia nível 5 da Tesla pode estar pronta até o final do ano
O desempenho recente do mercado da Tesla surpreendeu a muitos quando a empresa revelou que havia entregue nada menos que 90.000 veículos no segundo trimestre deste ano, o que é ainda mais impressionante quando você considera as paradas da fábrica relacionadas à pandemia. E embora a empresa tenha se tornado a montadora mais valiosa graças ao entusiasmo dos investidores, é fácil ignorar o grande plano da Tesla para o futuro.
Durante uma sessão de perguntas e respostas na Conferência Mundial de Inteligência Artificial da última semana o CEO da Tesla, Elon Musk, revelou que a empresa está fazendo um progresso significativo com os recursos de direção autônoma do piloto automático.
Não é a primeira vez que Musk faz uma afirmação tão ousada. No entanto, desta vez ele está “confiante de que teremos a funcionalidade básica da autonomia de nível 5 concluída este ano”. A empresa evidentemente descobriu os maiores problemas que seus veículos enfrentam ao operar sem um humano ao volante.
Entretanto, isso seria um enorme salto sobre as capacidades do sistema autônomo da Tesla, que é mais um nível 2 em termos de autonomia. Esse sistema só é capaz de oferecer assistência ao motorista em determinadas circunstâncias, enquanto o motorista deve continuar prestando total atenção ao ambiente da estrada e executar algumas das subtarefas de direção que o carro não pode executar de maneira confiável por si só.
Dito isso, Musk teve o cuidado de não sugerir que os carros da Tesla sejam capazes de assumir a direção em todas as situações quando receberem a nova atualização do sistema, o que implicaria que eles estão no nível 5 “recurso completo”. Em vez disso, ele reiterou que existem muitos pequenos problemas a serem resolvidos e testados no mundo real antes que tal afirmação seja válida.
————————————————————————————————————————————–
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br
————————————————————————————————————————————–
E isso nos leva à verdadeira intenção de Musk com a Tesla – criando uma das maiores frotas de robôs-taxis antes que outras montadoras tenham a chance de fazê-lo. Se formos pela Bloomberg, apenas o mercado dos EUA valerá US$ 1 trilhão em 2040, graças a mais de 27 milhões de carros disponíveis para que as pessoas convoquem o mais rápido, que seria um Uber.
Musk também observou que ele acha que todas as capacidades necessárias para a autonomia de nível 5 podem ser alcançadas com o atual hardware autônomo nos carros da Tesla por meio de atualizações de software. Para isso, a empresa terá que colocar o maior número possível de veículos na estrada, alimentando grandes quantidades de informações de volta a várias redes neurais e treinando-as para melhorar o software do sistema autônomo Tesla.
Enquanto isso, outras empresas estão lutando para conseguir frotas de robôs-taxis nas ruas, embora com abordagens diferentes.
Por exemplo, o Argo AI – apoiado pela Ford e pela Volkswagen – está explorando maneiras de tornar esse negócio sustentável a longo prazo. Os veículos autônomos podem quebrar mais cedo do que os carros comuns, e seu desenvolvimento e manutenção é uma despesa contínua considerável.
A subsidiária da Alphabet, Waymo, está realizando testes limitados de seus carros autônomos em Phoenix, Arizona, sem motoristas de segurança através do programa Waymo One. O Waymo One registrou dezenas de milhões de quilômetros de distância em estradas públicas. Contudo, é mais provável que você veja entregas de pacotes através dessas minivans da Chrysler Pacifica antes de poder se locomover em uma.
Na China, a Didi Chuxing já está testando uma frota de robôs-taxis de nível 4 com caronas gratuitas através de seu aplicativo de carona, com planos de expandir para fora do país no próximo ano.
Fonte: TechSpot