China reconhece oficialmente empregos em blockchain

Existem 1838 ocupações oficialmente reconhecidas na China. Agora, essa lista de profissões inclui engenheiros de blockchain e operadores de aplicações.

O Ministério de Recursos Humanos e Segurança Social da China (MOHRSS) anunciou recentemente que dois empregos em blockchain, “Engenheiro de Blockchain” e “Operador de Aplicações Blockchain”, foram adicionados à sua lista oficial de ocupações.

A lista define ‘Engenheiro de Blockchain’ como alguém que trabalha com projeto de arquiteturas, programação, aplicação de sistemas e testes. Já o ‘Operador de Aplicações Blockchain’ foca em técnicos que usam aplicações blockchain applications na indústria, educação ou setor público.

————————————————————————————————————————————–

Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br

————————————————————————————————————————————–

Quantificando o segmento chinês de blockchain

Classificar um Engenheiro de Blockchain separadamente de um engenheiro de software é significativo para a indústria, porque isso permite que estatísticos e outros interessados entendam o tamanho da força de trabalho e participação envolvidos. As universidades podem observar a demanda da indústria e planejar as grades de acordo.

Outro exemplo: o primeiro sinal do estouro de uma bolha no setor blockchain poderia vir quando a contagem total de Engenheiros de Blockchain caísse e o número de Engenheiros de Software gerais aumentasse. Da mesma forma,um aumento contínuo, ano após ano, no número de pessoas empregadas em ocupações de blockchain mostraria que a indústria é sustentável.

Uma designação oficial também indica o início de processos regulatórios para o segmento. O ST Daily reporta que padrões profissionais para aqueles trabalhando na indústria blockchain estão a caminho, semelhantes à forma como outras ocupações também têm um código de ética para a profissão.

Os internautas, no geral, reagiram bem à notícia. A cobertura do anúncio pelo China Daily recebeu 1500 likes e 450 compartilhamentos na plataforma Weibo. Algumas empresas relacionadas à blockchain também fizeram anúncios de contratações nos comentários: “estamos contratando engenheiros de blockchain, me chame para mais informações.”

A nova face da economia chinesa

O primeiro livro de referência classificando as ocupações na China foi publicado em 1999. Ele é atualizado uma vez por ano com a adição de novas ocupações à medida que a economia evolui e novos segmentos surgem. A edição de 2019, por exemplo, acrescentou ‘atleta de eSport’ e ‘piloto de Drone’ à lista, um sinal do crescimento contínuo da indústria de eSports e das sempre crescentes aplicações comerciais e governamentais dos drones.

Quer saber algumas das outras profissões adicionadas à lista nesse ano? Especialista em marketing online e professor online — dois negócios que explodiram em popularidade visto que centenas de milhões estão confinados com seus computadores graças à COVID-19.

Fonte: Decrypt

Foto de Heslei de Oliveira
Foto de Heslei de Oliveira O autor:

Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!