STF ordena que Facebook bloqueie contas de bolsonaristas no mundo todo
Facebook cumpri ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) de bloquear contas de bolsonaristas não só no Brasil.
O Facebook bloqueou as contas de uma dúzia de “bolsonaristas”, aliados e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, seguindo ordens do STF. O Superior Tribunal Federal ordenou que as contas fossem bloqueadas em maio, pois estariam sob investigação (inquérito das fake news) por divulgar notícias falsas sobre juízes no país. O juiz Alexandre de Moraes do STF disse na sexta-feira que o Facebook anteriormente não havia cumprido totalmente essa ordem.
Facebook preocupado com os riscos à liberdade de expressão
Um porta-voz do Facebook disse em nota oficial que a empresa havia cumprido o pedido, que chamou de “extremo” ao “restringir a capacidade das páginas e perfis de destino serem vistos em locais de IP no Brasil”.
O Supremo Tribunal Federal multou a empresa em 1,92 milhão de reais por não bloquear o acesso mundial às contas em questão.
Confira a nota na íntegra:
“O Facebook havia cumprido com a ordem de bloquear as contas no Brasil ao restringir a visualização das Páginas e Perfis a partir de endereços IP no país. Isso significa que pessoas com endereço IP no Brasil não conseguiam ver os conteúdos mesmo que os alvos da ordem judicial tivessem alterado sua localização IP. A mais recente ordem judicial é extrema, representando riscos à liberdade de expressão fora da jurisdição brasileira e em conflito com leis e jurisdições ao redor do mundo. Devido à ameaça de responsabilização criminal de um funcionário do Facebook Brasil, não tivemos alternativa a não ser cumprir com a ordem de bloqueio global das contas enquanto recorremos ao STF — porta-voz do Facebook.”
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil.
Cadastre-se e veja como é simples, acesse: coinext.com.br
————————————————————————————————————————————–
No Twitter também
A Suprema Corte do Brasil ordenou que o Twitter bloqueie 16 contas, mas não ficou claro se o Twitter foi multado. O Twitter disse que havia cumprido a ordem do Supremo Tribunal Federal. Os perfis foram desativados, de acordo com a Al Jazeera.
Em março, o Twitter excluiu vários dos tweets do presidente Jair Bolsonaro que continham vídeos dele endossando a hidroxicloroquina e pedindo o fim do distanciamento social. O Facebook removeu um vídeo semelhante de Bolsonaro endossando a hidroxicloroquina. Ambas as plataformas disseram que os vídeos violavam as regras contra a disseminação de informações errôneas sobre os tratamentos com coronavírus.
- Veja também: Hack do Twitter: adolescente de 17 anos, acusado de ser mentor do ataque à rede social, é preso
Fonte: TheVerge
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.