Moeda digital chinesa será lançada em Hong Kong
De acordo com as mais recentes informações, a nova moeda digital da China será lançada na Greater Bay Area em Hong Kong.
Tal anúncio foi feito pelo presidente da filial de Guangzhou do Banco Central da China, Bai Hexiang, em conversa com o portal news.southcn.com:
Nós apoiamos a primeira aplicação piloto de cenários de pagamentos em moeda digital na Greater Bay Area e promovemos instituições financeiras qualificadas na região para se tornarem instituições piloto para operações pioneiras com moedas digitais. Empresas de economia compartilhada e varejo participam do programa piloto de requerimento para pagamentos em moedas digitais, aceleram a abertura de aplicações de moedas digitais por departamentos de serviço públicos, ativamente expandem cenários de pagamentos em moedas digitais e promovem a primeira utilização de moedas digitais na Greater Bay Area.
Afinal de contas, os testes da moeda digital chinesa (DCEP), que começaram há algum tempo, também acontecem em Shenzhen, uma das principais cidades na Greater Bay Area próximo à Guangdong-Hong Kong-Macau.
Testes contínuos da moeda digital chinesa acontecem na região de Hong Kong
Essa é uma megalópole localizada no delta do rio Pearl, composta por nove cidades e duas regiões administrativas especiais no sul da China. Ao total, ela tem mais de 56 milhões de habitantes, o que equivale aproximadamente à população de toda a Coreia do Sul.
Além disso, alguns especialistas chineses acreditam que o setor de fintechs em Guangdong conta com um aspecto extremamente positivo. Ele é suficientemente desenvolvido para ter uma vantagem natural na transição de uma moeda tradicional para outra digital. Isso também ajudaria o PBoC a disseminar a utilização da DCEP.
De acordo com dados da filial de Guangzhou do PBoC, a província de Guangdong registrou 4.5 bilhões de pagamentos móveis equivalentes a 12 trilhões de yuans no primeiro trimestre de 2020. Esses números representam um aumento de 37.97% e 16.35% respectivamente com relação aos últimos dois anos.
O diretor do escritório de supervisão financeira local da província de Guangdong, He Xiaojun, disse o seguinte:
Guangdong irá incentivar inovações, estreitar integrações comerciais com Hong Kong e Macau em operações bancárias virtuais, superando obstáculos. O uso de moedas digitais habilita a tecnologia financeira moderna a melhor servir à construção e desenvolvimento de toda a Greater Bay Area.
Considerações adicionais sobre o lançamento do projeto
Conforme o presidente da filial de Guangzhou do Banco Central da China, Bai Hexiang, Guangdong é um mercado muito significativo com uma população concentrada e amplas atividades de comércio exterior. Esses fatores poderiam se tornar úteis na expansão de moedas digitais, especialmente com uma perspectiva de uso em larga escala no futuro.
Entretanto, não foi revelado quando isso ocorreria, até porque ainda não se sabe quando os testes devem ser concluídos.
Porém, não seria um absurdo imaginar que até o fim de 2020 a DCEP possa ser lançada no mercado como uma moeda amplamente utilizável.
Fonte: Cryptonomist
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!