Facebook está se preparando para eleições complicadas nos EUA

O novo centro de informações de votação do Facebook se concentrará nos resultados das eleições após o fechamento das urnas

O Facebook lançou hoje seu prometido centro de informações ao eleitor, concebido como um guia confiável para ajudar os americanos a darem seus votos nas próximas eleições.

Faltando pouco mais de dois meses para as eleições, as informações no centro estão atualmente focadas no registro de eleitores, mas funcionários do Facebook disseram que o foco mudaria com a aproximação do dia do pleito, passando para os detalhes do processo de votação e, após o próprio dia das eleições, o relato preciso dos resultados.

“À medida que nos aproximamos do dia da eleição, o voto pelo correio será ainda mais importante para as pessoas que preferem ficar longe de locais de votação lotados”, disse Naomi Gleit, vice-presidente de gerenciamento de produto e impacto social do Facebook. “A votação antecipada também será uma opção importante para muitas pessoas, dependendo das regras em seu estado.”

O mais sinistro é que o Facebook está planejando que o centro de informações eleitorais se torne uma fonte canônica de resultados eleitorais após o encerramento das urnas, já que o atraso na contagem dos votos por correio pode fazer com que os resultados finais sejam atrasados ​​por vários dias.

“Parece cada vez mais que não teremos resultados na noite da eleição”, disse o chefe de segurança do Facebook, Nathaniel Gleicher. “Queremos que as pessoas entendam o debate, mas também queremos que entendam os fatos”

Conforme a eleição se aproxima, o centro de informações de votação do Facebook será colocado no topo dos Feeds de notícias dos usuários, semelhante ao centro de informações COVID-19 implantado em março. O Facebook também incluirá links para o centro em postagens identificadas como relacionadas à eleição, tanto de figuras políticas quanto de usuários comuns. Ainda assim, o conteúdo ficará visível apenas para usuários que clicarem no link, e não está claro como o sistema irá impedir a disseminação de informações incorretas na rede em geral.

O projeto surge em meio a uma crescente disputa sobre a votação por correspondência, que muitos conselhos de votação propuseram como uma forma de minimizar o risco de vírus dos locais de votação presenciais tradicionais. Apesar de lançar várias cédulas de ausentes pelo correio, o presidente Trump tem criticado intensamente os esforços, acusando injustificadamente as cédulas de voto de serem “uma fórmula para fraudar uma eleição”.

Mais recentemente, o presidente Trump bloqueou o financiamento do serviço postal dos Estados Unidos como uma forma de impedir que as cédulas de correio sejam efetivamente entregues. “[Os democratas] precisam desse dinheiro para que os Correios funcionem, de modo que possam receber todos esses milhões e milhões de votos”, disse ele à Fox Business em uma entrevista. “Esses são apenas dois itens, mas se eles não receberem esses dois itens, isso significa que você não pode ter votação universal por correspondência.”

Fonte: The Verge

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.