INSS vai fazer prova de vida digital por meio de selfie
O projeto-piloto da prova de vida digital começará no dia 20 de agosto e segurados receberão aviso pelo Meu INSS, central 135 e e-mail.
Segundo site do Governo Federal, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em parceria com a Secretaria de Governo Digital (SGD) e a Dataprev, inicia o projeto-piloto da prova de vida por biometria facial – uma espécie de selfie – a partir do dia 20 de agosto. Nesta primeira etapa, participarão cerca de 300 mil beneficiários de todo o País. Os primeiros contatos com os segurados começam a ser realizados nos próximos dias, por meio de mensagens enviadas pelo Meu INSS, Central 135 e e-mail.
O serviço de prova de vida foi suspenso em março devido a pandemia do novo coronavírus, Anualmente, os segurados devem comprovar que estão vivos, como forma de dar mais segurança ao próprio cidadão e ao Estado brasileiro, evitando fraudes e pagamentos indevidos de benefícios.
Como funcionará
A versão digital da prova de vida, funcionará da seguinte forma: o segurado enviará uma selfie por meio do app Meu Gov, tirada na hora. A primeira parte da prova é a própria selfie, na qual o usuário deve centralizar o rosto na foto e seguir os comandos do app até que a imagem seja capturada e finalizada.
A última etapa, é um validador de identidade, onde será necessário a validação feita pelo sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
O serviço não é destinado para todos, como dito anteriormente, serão apenas 500 mil beneficiários. Os selecionados receberão o convite por e-mail, ligação telefônica ou SMS, enviado pelo número 280-41.
Segundo a instituição o serviço deverá chegar em breve para todos.
Fonte: INSS
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.