A Apple fez um iPod ultrassecreto para o governo dos EUA há quinze anos
Mesmo Steve Jobs não sabia sobre isso
A Apple não tem o melhor relacionamento com agências governamentais, mas em 2005 Cupertino assumiu uma “missão especial” para ajudar o Departamento de Energia dos Estados Unidos a construir um iPod “ultrassecreto” que tinha uma função especial oculta.
O engenheiro de software da Apple, David Shayer, reconta a história no boletim informativo da Apple, Tidbits. Ele escreve que quinze anos atrás, o diretor de software do iPod o informou que dois engenheiros do Departamento de Energia queriam construir um iPod especial. Descobriu-se que a dupla – Paul e Matthew – trabalhava na verdade para a Bechtel, uma grande contratada de defesa dos EUA para o DoE.
A dupla queria hardware personalizado adicionado a um iPod que registrasse dados desse hardware no disco do iPod de uma forma que não seria facilmente detectada. O dispositivo também deveria funcionar como reprodutor de música.
“Eles tiveram o cuidado de garantir que eu nunca visse o hardware”, escreveu Shayer. “E eu nunca vi.”
Sayer nunca descobriu o uso pretendido do iPod, mas especula que os agentes estavam “construindo algo como um contador Geiger stealth”, o que poderia permitir que eles detectassem níveis de radiação sub-repticiamente. Eles poderiam, por exemplo, procurar uma bomba ou urânio roubado em uma cidade sem alarmar os residentes.
Shayer diz que apenas duas outras pessoas na Apple sabiam do projeto secreto: o vice-presidente da divisão do iPod e o vice-presidente sênior de hardware. Até o CEO Steve Jobs não sabia disso. Todos os envolvidos no projeto não estão mais na empresa.
“Não foi uma colaboração com a Bechtel com contrato e pagamento”, escreveu Shayer. “Foi a Apple fazendo um favor por baixo da mesa para o Departamento de Energia.”
https://twitter.com/tfadell/status/1295727727606104064?ref_src=twsrc%5Etfw
“Absolutamente certo em David Shayer …
Este projeto foi real sem dúvida.
Houve um drama surreal e uma história interessante sobre como esse projeto foi iniciado e mantido em segredo.
O caso do iPod ultrassecreto”
A história foi corroborada pelo ex-chefe do iPod Tony Fadell, que era vice-presidente do iPod na época.
A Apple não tem estado tão ansiosa para cooperar com agências governamentais nos últimos anos. Ele afirmou repetidamente não querer criar backdoors em seus dispositivos e teve uma longa saga com o FBI sobre sua recusa em ajudar a desbloquear o iPhone do atirador de San Bernardino.
Fonte: TechSpot
- Veja também: Apple é agora a empresa mais valiosa do mundo, com US$ 2 trilhões em capitalização de mercado