Bitcoin na Casa Branca: Democratas querem detalhes sobre a apreensão de contas de terroristas
Dois democratas norte-americanos pediram ao governo Trump que revelasse detalhes sobre a recente apreensão de mais de 300 contas de criptomoeda operadas por grupos terroristas.
Os democratas da Câmara, Josh Gottheimer e Emanuel Cleaver, pediram ao governo Trump que fornecesse mais detalhes sobre a recente apreensão de contas que possuíam bitcoins e outras criptomoedas de três organizações terroristas, nomeadamente Al-Qaeda, Hamas e ISIS.
Mais informações solicitadas
Recentemente que o Departamento de Justiça dos EUA apreendeu mais de 300 contas virtuais contendo uma quantidade não divulgada de criptomoedas pertencentes à Al-Qaeda, Hamas e ISIS.
Os três grupos terroristas já haviam empregado várias táticas, incluindo falsas campanhas de arrecadação de fundos, anúncios e redes sofisticadas de lavagem de dinheiro, para adquirir Bitcoin e outros ativos digitais.
O IRS, HSI e o FBI conseguiram rastrear várias transações de Bitcoin e vinculá-las a contas conhecidas operadas pelos três grupos terroristas.
No início desta semana, os representantes Gottheimer (D-N.J.) E Cleaver (D-Mo.) Pediram à administração Trump para revelar mais detalhes sobre toda a operação e a apreensão das criptomoedas.
“É vital que os membros do Subcomitê de Segurança Nacional, Desenvolvimento Internacional e Política Monetária recebam uma análise, no nível de classificação apropriado, sobre esta operação, a maior apreensão de financiamento on-line do terrorismo, do Departamento de Justiça, do Departamento do Tesouro nesta investigação ”, escreveram os dois.
Cleaver é o presidente do Subcomitê de Serviços Financeiros da Câmara sobre Segurança Nacional, Desenvolvimento Internacional e Política Monetária, enquanto Gottheimer é membro do Subcomitê.
Planos para interromper as redes financeiras dos terroristas
Embora o DOJ de fato tenha afirmado que esta foi “a maior apreensão de contas de criptomoedas operadas por grupos terroristas conhecidos”, os dois representantes da casa acreditam que essas organizações se esforçam para empregar ativos digitais ainda mais devido ao seu anonimato.
Consequentemente, eles supostamente solicitaram que o Departamento do Tesouro revelasse seus planos para enfrentar operações semelhantes ou outros atores maliciosos que visam as redes financeiras dos EUA:
“Isso informará ainda mais o Subcomitê sobre quais ações legislativas devemos empreender para fornecer aos reguladores e policiais os recursos e ferramentas adequados para continuar a lidar com o uso ilícito de criptomoedas e interromper as redes financeiras de organizações terroristas”.
Ao explorar o tópico do uso de criptomoedas para atividades ilegais, pode-se concluir que elas são, de fato, preferidas por malfeitores. No entanto, uma análise mais aprofundada e vários outros relatórios indicam que dinheiro e moedas fiduciárias ainda são os métodos de pagamento mais utilizados pelos criminosos.
Fonte: CryptoPotato
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.