Paxful: na Argentina, bitcoin é usado para economizar

Uma pesquisa recente realizada pela Paxful revela que 73% dos entrevistados na Argentina consideram o bitcoin e as criptomoedas o mecanismo de economia mais eficaz.

Paxful é uma exchange que permite a negociação de bitcoin P2P na Argentina, e em outros países, e há duas semanas atingiu um novo pico no país sul-americano.

O fato é que o país vive há algum tempo uma grave crise financeira, com uma forte e contínua desvalorização da moeda local, o peso argentino.

Até 2013, a taxa anual de inflação foi razoavelmente constante em cerca de 10%, mas a partir de 2014 aumentou primeiro para 25%, depois para 40% e, finalmente, atingiu um pico de mais de 55% no ano passado. Agora caiu para cerca de 40%, mas ainda é muito alto e não necessariamente pode voltar a crescer.

Ou seja, o peso perdeu 40% do poder aquisitivo em um ano, 64% em dois anos e até mais de 90% em cinco anos.

Não é surpreendente, portanto, que os argentinos procurem outras moedas para preservar o poder de compra de suas economias.

Pesquisa da Paxful

Conforme revela a pesquisa, realizada pela Cripto 247 em nome da Paxful em julho de 2020 em uma amostra de 1.113 entrevistados, os argentinos estão mais dispostos a se aventurar em novas formas de investimento, justamente pela necessidade de proteger o valor de suas economias financeiras.

73,4% dos participantes, ou quase três em cada quatro, chegam a acreditar que, no cenário econômico atual, as criptomoedas são a forma mais eficaz de economizar e proteger seus fundos.

De um total de 1.113 entrevistados, 69,5% disseram já ter investido em criptomoedas pelo menos uma vez, e 42,7% disseram que o fizeram como um refúgio da desvalorização da moeda local devido à inflação.

Até mais de dois em cada três, ou seja, 67,8%, afirmaram considerar os investimentos em criptomoedas muito seguros.

Por fim, 30,5% dos entrevistados afirmaram que ainda não investiram em moedas digitais, principalmente por não compreenderem seu funcionamento e uso (24,2%), ou falta de recursos para investir (12,8%), ou medo do novo moeda desconhecida (7,7%).

A gerente da Paxful na América Latina , Magdiela Rivas, disse:

“Ao longo deste ano observamos um grande aumento nas operações realizadas por usuários argentinos em nossa plataforma, principalmente desde o início da pandemia, registrando um aumento de 37,5% no volume em relação aos períodos anteriores.

Sabemos que o mercado de criptomoedas oferece muitas oportunidades que as pessoas ainda não conhecem. Na Paxful trabalhamos para educar os cidadãos e mostrar-lhes que existe uma nova alternativa para investir o seu dinheiro, que lhes dá liberdade financeira ”.

Fonte: cryptonomist

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.