Índia ultrapassa Brasil em infecções por coronavírus
Número de infectados não diminui nas grandes cidades e aumenta nas áreas rurais.
A Índia ultrapassou o Brasil em números de infecção por coronavírus nessa segunda-feira, ficando atrás apenas dos Estados Unidos depois de um salto recorde, mas o governo retomou os serviços de trem subterrâneo e anunciou planos para reabrir o Taj Mahal este mês.
O governo do primeiro-ministro Narendra Modi, confrontado com uma pandemia que não mostra sinais de diminuir, optou por acabar com a maioria dos freios em uma tentativa de ressuscitar uma economia em sérios apuros após um severo lockdown.
O segundo país mais populoso do mundo registrou mais de 90.000 casos na segunda-feira, levando sua contagem para mais de 4,2 milhões, mais de 68.000 à frente do Brasil, que divulgará seus últimos números no final do dia.
Nas taxas atuais, a Índia pode ultrapassar o número dos EUA de 6,2 milhões no próximo mês, conforme a doença se espalha das grandes cidades de Delhi e Mumbai para o vasto interior onde vivem dois terços dos 1,3 bilhão de indianos, dizem os especialistas.
“Está se tornando um fardo duplo agora”, disse à Reuters Rajib Dasgupta, professor de saúde comunitária da Universidade Jawaharlal Nehru de Delhi.
“As áreas urbanas não estão diminuindo e as áreas rurais estão aumentando”.
Maior número de infectados por coronavírus na Índia não representa um maior número de mortes no país
O número de mortos na Índia, no entanto, é de 71.642, muito atrás dos quase 193.000 mortos nos Estados Unidos e 126.000 no Brasil. O governo afirma que as altas taxas de recuperação mostram que sua estratégia de teste, rastreamento e tratamento está funcionando.
A luta contra o vírus está sobrecarregando as instalações médicas em todo o país. Os médicos do Max Smart Super Speciality Hospital, com as maiores instalações privadas na capital indiana, dizem que estão exaustos e enfrentando falta de pessoal após quase seis meses de trabalho implacável.
No entanto, houve poucos passageiros quando Nova Délhi retomou os serviços de metrô depois de um intervalo de mais de seis meses.
“Estou feliz que o metrô tenha retornado. Antes disso, eu costumava ter muitos problemas para viajar para o trabalho ”, disse Vijender, um passageiro usando uma máscara, ao parceiro da Reuters ANI, enquanto viajava em um vagão vazio.
Serviços parciais de metrô também foram inaugurados na cidade de Ahmedabad, no norte da cidade de Lucknow e em vários outros lugares, após quase seis meses de suspensão devido à pandemia.
O Taj Mahal, ponto turístico mundialmente famoso na cidade de Agra, no norte, vai reabrir em 21 de setembro, disseram as autoridades locais, depois que sua reabertura programada para julho foi adiada devido ao alto número de infecções na área.
Apenas 5.000 pessoas serão permitidas a cada dia, disse Vasant Swarnkar, em comparação com os níveis máximos de 80.000 visitantes que invadiram o mausoléu do século 17 construído pelo imperador Mughal Shah Jahan para sua esposa.
Fonte: Reuters
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.