Berkeley considera ICO para financiar construção de casas acessíveis
A cidade de Berkeley, do estado da Califórnia, um dos maiores centros do movimento contracultura dos anos 60 e 70, está considerando lançar uma ICO para financiar a construção de casas acessíveis, após os rumores de que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, cortaria o fluxo de verbas federais.
Ben Bartlett, um dos membros do Conselho da Cidade de Berkeley, criou um grupo que está trabalhando no lançamento da ICO junto ao prefeito da cidade, Jesse Arreguín; ao Laboratório de blockchain da Universidade de Berkeley; e à startup da área de fintech, Neighborly. Ben vê nas criptos uma forma da cidade resistir à atual administração presidencial, afirmando à revista Business Insider:
“Berkeley é um centro de resistência e, para que a resistência funcione, ela deve possuir uma moeda.”
Berkeley é uma cidade santuário, o que quer dizer que ela não coopera com o governo na aplicação da Lei de Imigração. A administração de Trump recentemente aumentou o combate a estas cidades, como parte de seu programa de reforma de imigração.
Leia mais: Mercado de Bitcoin Cash se recupera e recebe suporte
Ano passado, o presidente estadunidense ameaçou tirar o fluxo de verba da Universidade de Berkeley em um tweet, após protestos estudantis levarem ao cancelamento do discurso do conservador Milo Yiannopoulo. Abaixo, o tweet do presidente:
https://twitter.com/realDonaldTrump/status/827112633224544256
“Se a Universidade de Berkeley não permite a liberdade de expressão e pratica violência contra pessoas inocentes que possuem um ponto de vista diferente – SEM VERBAS FEDERAIS?”, afirmou Donald Trump.
A ICO poderia também ser uma forma da cidade lidar com o aumento de desabrigados, mesmo que o fluxo de verbas federais seja cortado. Bartlett afirmou:
“Nós temos uma explosão de empregos e passamos por uma crise no que diz respeito a adquirir moradia. Isso é um desastre. Desta forma, nós pensamos em juntar especialistas e, nós mesmos, acharmos uma maneira de financiar casas acessíveis.”
Os tokens terão lastro em títulos municipais, que os governos geralmente emitem quando precisam arrecadar fundos. Esses tokens serão ativos digitais que os compradores poderão gastar em lojas da cidade que aceitarão a moeda, ou até mesmo alugar um apartamento.
Leia mais: Durante recuperação do mercado, valor do Bitcoin Cash lidera índice de aumento
Kiran Jain, COO e co-fundador da Neighborly, chama esta ICO de “oferta inicial comunitária,” pois,
“Diferente de muitas ICOs que criam moedas pensando em valores ou serviços futuros, estas moedas representam uma segurança real, sendo emitidas por um propósito específico.”
A Universidade de Berkeley já apresentou usos inovadores para a tecnologia blockchain. Em agosto de 2017, um estudante buscando seu PhD na universidade publicou uma pesquisa que tratava sobre a possibilidade de análises realizadas por meio de blockchains identificarem centros de tráfico sexual através de pagamentos realizados com Bitcoin em anúncios em sites direcionados ao público adulto.
Fonte: The Cointelegraph
Edição: Webitcoin