Trump disse que aprova a oferta da Oracle pelo TikTok “em conceito”
O presidente Donald Trump disse a repórteres no sábado que deu ao acordo entre a Oracle e o TikTok a sua “bênção”.
O presidente Trump diz que aprovou “em conceito” a oferta da Oracle pelo TikTok, menos de um dia antes de uma proibição de fato que ele ameaçou em agosto entrar em vigor.
“Eu dei minha bênção ao negócio”, disse Trump aos repórteres em frente à Casa Branca no sábado, enquanto partia para um comício na Carolina do Norte. “Eu aprovei o conceito do negócio.”
Na sexta-feira, o Departamento de Comércio emitiu uma ordem para bloquear as transações com a empresa-mãe da TikTok, ByteDance e WeChat, a partir de 20 de setembro. O pedido está definido para entrar em vigor em 12 de novembro para o TikTok, efetivamente interrompendo as operações do aplicativo.
Os detalhes do negócio ainda estão mudando, mas a nova empresa, chamada TikTok Global, seria sediada nos EUA e assumiria o processamento e armazenamento para todos os usuários do TikTok nos EUA.
Trump disse que a nova empresa teria sede no Texas, contrataria até 25.000 pessoas e contribuiria com US$ 5 bilhões para os EUA, informou a Bloomberg. “Eles vão criar um fundo muito grande”, disse o presidente. “Essa é a contribuição deles que venho pedindo.”
Exatamente como o novo acordo trata das preocupações de segurança do presidente, não ficou claro na tarde de sábado. O secretário de comércio, Wilbur Ross, disse em um comunicado que a proibição do TikTok que entraria em vigor amanhã será adiada uma semana, até 27 de setembro às 23h59.
O governo chinês precisa assinar qualquer transação para seguir em frente.
“Estamos satisfeitos que a proposta do TikTok, Oracle e Walmart resolverá as preocupações de segurança da administração dos EUA e resolverá questões sobre o futuro da TikTok nos EUA”, disse um porta-voz da TikTok.
Como parte do acordo, a Oracle se tornará o “provedor de tecnologia confiável” do TikTok e será responsável por hospedar todos os dados do usuário dos EUA e proteger os sistemas de computador associados, acrescentou o porta-voz.
“No momento, estamos trabalhando com o Walmart também em uma parceria comercial. Ambas as empresas participarão de uma rodada de financiamento pré-IPO da TikTok Global, na qual podem assumir uma participação cumulativa de até 20% na empresa ”, disse o porta-voz.
O CEO da Oracle, Safra Catz, disse em um comunicado à imprensa no sábado que a Oracle se tornaria um investidor minoritário na TikTok Global e seria o “provedor de tecnologia de nuvem segura” da TikTok de acordo com o acordo.
“A Oracle vai implantar, dimensionar e operar rapidamente os sistemas TikTok na nuvem Oracle”, disse Catz. “Estamos cem por cento confiantes em nossa capacidade de fornecer um ambiente altamente seguro para a TikTok e garantir a privacidade dos dados para os usuários americanos da TikTok e usuários em todo o mundo.”
A TikTok confirmou que a empresa trará “25.000 empregos em todo o país” como parte do negócio e “também manterá e expandirá a sede da TikTok Global nos EUA”.
A Casa Branca não respondeu imediatamente aos pedidos de comentários no sábado.
Fonte: TheVerge
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.