Ripple investe $10 milhões em prol de desbancarizados
Ripple ajudará a ONG Mercy Corps a oferecer soluções em finanças digitais para 10 milhões de pessoas na próxima década.
A rede baseada em blockchain Ripple contribuirá com $10 milhões para ajudar a Mercy Corps, uma organização não governamental (ONG) que tem por especialidade “criar oportunidades econômicas para populações vulneráveis,” no intuito de trazer as finanças digitais a milhões de desbancarizados – anunciou a empresa no último dia 15 de outubro.
.@mercycorps takes the stage at #RippleSwell to discuss how it’s expanding financial inclusion and increasing economic empowerment globally. Watch live today at 1:30am and 6am PT. https://t.co/oGvrSab6oh
— Ripple (@Ripple) October 15, 2020
“O sistema financeiro existente é fragmentado, obsoleto e excludente – deixando 1.7 [bilhões] de pessoas sem acesso ao sistema bancário e excluindo desproporcionalmente as mulheres. Tecnologias emergentes em fintechs, criptomoedas e na blockchain como um todo têm o potencial de transformá-lo radicalmente. Contudo, existem riscos substanciais para as pessoas mais vulneráveis se suas necessidades não são levadas em consideração à medida que essas novas tecnologias são projetadas e implementadas,” disse Scott Onder, diretor sênior na Mercy Corps Ventures.
Ele acrescentou que a ONG planeja aumentar seus recursos e alcance globais. Dessa forma ela seria capaz de “garantir que as populações vulneráveis não sejam deixadas para trás nessa revolução fintech.”
O excelente exemplo dado pela Ripple
Tanto a Ripple como a Rippleworks — organização sem fins lucrativos focada em causas sociais — ajudarão a ONG a implementar “soluções que impulsionem tecnologias de finanças digitais”, incluindo livros-razão distribuídos, ativos digitais e criptomoedas. Durante o curso dessa iniciativa de três anos, as organizações pretendem “inserir na economia global um grande número de pessoas em mercados emergentes.”
A Ripple e a Mercy Corps Ventures já estão trabalhando em vários projetos piloto. Além disso, planejam investimentos em startups fintech que estejam começando na América Latina.
A contribuição da Ripple será direcionada a diversos programas educacionais para auxiliar a equipe de campo da Mercy Corps a “lidar com os desafios financeiros enfrentados nessas regiões e a aplicar soluções em finanças digitais”, com o objetivo de alcançar 10 milhões de pessoas na próxima década.
Lembremos ainda que a Ripple recentemente também firmou parceria com a Energy Web Foundation – organização sem fins lucrativos baseada em blockchain – para desenvolver a EW Zero, uma ferramenta que permitiria que qualquer blockchain se descarbonizasse por meio da aquisição de energia renovável para compensar suas emissões de carbono.
Fonte: Decrypt
Entuasiasta da tecnologia blockchain desde 2017, faz de tudo um pouco quando se trata de criptomoedas - desde redação de artigos até fechamentos de acordos comerciais e de marketing. Um lema? Voa Bitcoin!