Monero está em ascensão no Google Trends novamente
O interesse pela criptomoeda Monero flutua consideravelmente ao longo do tempo no Google Trends.
Por ser uma das criptomoedas mais famosas com um alto nível de privacidade, o interesse por ela cresce, especialmente quando controles mais rígidos sobre o uso do dinheiro são anunciados.
Nos últimos tempos, por exemplo, tem se falado cada vez mais sobre a redução do uso de dinheiro e sobre as Moedas Digitais do Banco Central (CBDCs), temas intimamente ligados a um provável aumento futuro dos controles sobre o uso do dinheiro.
Não é por acaso que isso geralmente leva a um aumento do interesse no Monero, que pode ser encontrado no Google Trends.
Além disso, embora o valor do XMR tenha um impacto significativo em termos de interesse nele, isso acontece em nível global, enquanto o medo de maiores controles tem um impacto maior em nível local.
XRM no Google
Comparando o gráfico dos últimos 12 meses no Google Trends nos EUA, Reino Unido e França, por exemplo, as diferenças são muito marcantes.
No que diz respeito aos preços, os aumentos de preços mais interessantes ocorreram em fevereiro, agosto e outubro, enquanto o maior pico de procura nos EUA ocorreu em setembro.
Portanto, se por um lado os três aumentos de preço geraram aumentos de juros nos últimos 12 meses, localmente também houveram outros fenômenos que tiveram um efeito significativo.
Vale lembrar que nos últimos meses tem se falado muito sobre as CBDCs, principalmente na China e nos Estados Unidos, enquanto na Europa tem se falado muito há apenas algumas semanas.
O gráfico no Google Trends nos EUA mostra claramente um pico de interesse decorrente do aumento no valor, enquanto o da França veio após o pico de preços em meados de outubro e coincidindo com a recente campanha publicitária sobre o euro digital.
Além disso, em outubro foram publicadas algumas notícias relevantes para o projeto, o que certamente contribuiu para o recente aumento do interesse.
Há poucos dias, por exemplo, foi anunciado o lançamento da nova GUI v0.17.1.1 chamada “Oxygen Orion”, enquanto ontem foi anunciada a proposta de implementação de Atomic Swaps.
Deve-se dizer, no entanto, que o interesse global nesta criptomoeda provavelmente será menos afetado pelas novidades técnicas do que o valor do XMR e seu uso para operações verdadeiramente anônimas.
Na verdade, deve ser lembrado que, ao contrário do Bitcoin, Ethereum e outras blockchains públicas, a blockchain do Monero requer que as transações sejam gravadas com criptografia para que, embora permaneçam públicas, não possam ser decifradas publicamente.
Por isso, o Monero é conhecido como uma das criptomoedas mais capazes de proteger a privacidade de seus usuários, tanto que atrai mais atenção justamente quando restrições estão sendo impostas sob este ponto de vista.
Fonte: cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.