Banco da Austrália trabalha em sua própria criptomoeda
Bancos australianos se juntarão a ConsesSys para trabalhar em sua própria criptomoeda.
Conforme comunicado pelo Reserve Bank of Australia (RBA), eles se juntarão ao Commonwealth Bank e ao National Australia Bank para desenvolver sua própria CBDC (Moeda Digital do Banco Central).
We are partnering with Commonwealth Bank, National Australia Bank, Perpetual and ConsenSys Software to explore the potential use and implications of a wholesale form of central bank digital currency using distributed ledger technology – https://t.co/yYMi2Y4Uvm
— RBA (@RBAInfo) November 1, 2020
“Estamos fazendo parceria com o Commonwealth Bank, National Australia Bank, Perpetual e ConsenSys Software para explorar o uso potencial e as implicações de uma forma de moeda digital do banco central usando tecnologia de razão distribuída”
No comunicado, afirma-se que os esforços irão produzir, até o final do ano, um PoC (Proof of Concept) para a criação de um ativo tokenizado CBDC que será utilizado no mercado em que todas estas entidades irão operar.
Este PoC deve permitir a movimentação de fundos e outras operações, como empréstimos. O CBDC australiano contará com uma plataforma DLT que é baseada no blockchain Ethereum, por isso ecoa os conceitos, mas de forma centralizada.
Criptomoeda do Banco da Austrália
O projeto se concentra na eficiência e na melhor gestão de riscos, disse a assistente do sistema financeiro, Michele Bullock:
“Com este projeto, pretendemos explorar as implicações e eficiência de uma criptomoeda de banco central, gestão de risco e inovação nas transações do mercado financeiro de atacado. Embora o caso para o uso de uma CBDC nesses mercados permaneça uma questão em aberto, temos o prazer de colaborar com os parceiros da indústria para explorar se há um papel futuro para uma CBDC de atacado no sistema de pagamentos australiano ”.
Conforme referido, este projeto será desenvolvido no final de 2020 e será lançado no próximo ano, de forma a permitir todos os testes necessários para compreender o funcionamento e os reais benefícios de tal sistema.
Este não é o primeiro banco a aderir ao projeto ConsenSys. Na verdade, só na semana passada a Société Générale francesa também anunciou que escolheu esta mesma empresa para criar uma CBDC que será lançada no próximo ano.
Portanto, parece que no momento a ConsenSys está bem posicionada para ser a entidade por trás da maioria das CBDCs e que 2021 será o ano das moedas digitais do banco central, também porque parece que a China também implantará seu yuan digital, com uma carteira para administrar dentro dos smartphones Huawei.
- Veja também: Resumo de domingo: Bitcoin lutando nas máximas de junho de 2019, Altcoins continuam sangrando contra o BTC
Fonte: cryptonomist
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.