CEO do PayPal falou em cadeia nacional como a empresa pode ajudar o Bitcoin
O PayPal irá ajudar o Bitcoin a se tornar uma forma de pagamento efetiva.
A entrada do PayPal no universo cripto foi um dos eventos mais comentados em 2020. Além de aumentar o acesso dos clientes ao Bitcoin, o processador de pagamento parece empenhado em melhorar sua funcionalidade como forma de pagamento.
Pagamentos fáceis a qualquer hora
Hoje cedo, o CEO do PayPal, Dan Schulman, falou sobre Bitcoin em uma entrevista para CNBC. Ele explicou que a entrada da empresa no mercado de Bitcoin foi alimentada por um desejo de capitalizar no crescimento dos pagamentos digitais. Schulman disse que o objetivo do PayPal é melhorar a capacidade das pessoas de utilizar criptomoedas como forma de pagamento.
"As paper money slowly dissipates and disappears from how people are using transactions, central banks especially on the retail side will need to replace paper money with forms of digital fiat currency," says @PayPal CEO Dan Schulman. pic.twitter.com/pLuvc2RxPY
— Squawk Box (@SquawkCNBC) November 23, 2020
“À medida que o papel-moeda se dissipa e desaparece lentamente, os bancos centrais, especialmente no lado do varejo, precisarão substituir o papel-moeda por formas de moeda digital fiduciária”, disse o CEO do PayPal.
Schulman foi incrivelmente otimista em relação ao Bitcoin em sua entrevista. Ele explicou que, embora seja um desafio fornecer projeções de preço do Bitcoin, ele acredita que o ativo aumentará em utilidade.
“Quando você começa a transformar as criptomoedas em uma forma de pagamento, isso aumenta sua utilidade e também a estabiliza – porque pode ser usada todos os dias em suas compras.”
O CEO do PayPal acrescentou que o aumento da adoção também pode melhorar a estabilidade do Bitcoin. Os detratores frequentemente criticam o Bitcoin por sua volatilidade. Resolver esse problema pode ser uma virada de jogo para o Bitcoin – tanto como forma de investimento quanto como moeda.
Os clientes do PayPal agora podem comprar, vender e manter Bitcoin. O serviço também fornecerá compatibilidade com as plataformas comerciais existentes, permitindo que as empresas aceitem pagamentos digitais. Schulman disse à CNBC que a integração de negócios estaria aberta a cerca de 28 milhões de comerciantes.
PayPal, Bitcoin e as criptomoedas de bancos centrais
Schulman também falou sobre Moedas Digitais do Banco Central (CBDC), explicando que muitas delas crescerão à medida que as moedas fiduciárias perdem força.
CBDCs têm sido uma questão polêmica este ano. Muitos países anunciaram sua intenção de digitalizar suas moedas, com a maioria deles esperando reforçar suas infra-estruturas de pagamento digital. No entanto, também houveram dúvidas sobre o que isso poderia significar para ativos digitais importantes como o Bitcoin.
Para Schulman, a entrada das CBDCs nas finanças convencionais podem beneficiar o Bitcoin. Em parte, ele acredita que a dissipação das moedas fiduciárias no dia a dia poderiam forçar os bancos centrais a encontrar substitutos. Idealmente, essas substituições serão feitas por formas digitais de suas moedas fiduciárias.
Muitos acreditam que o aumento da digitalização fiduciária pode levar os governos a adotar posturas mais duras contra as criptomoedas já existentes – uma realidade que pode prejudicar os negócios do PayPal.
No entanto, Schulman explicou que a proliferação de CBDCs não afetaria negativamente as criptomoedas tradicionais como o Bitcoin. Como ele explicou, as estruturas subjacentes das criptomoedas, como contratos inteligentes, podem melhorar as CBDCs e sua eficiência operacional quando forem lançadas.
“Não é mais uma questão de se, mas quando e como os bancos centrais vão emitir moedas digitais, e isso vai dar mais utilidade para as criptomoedas.”


Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.