Vacinação contra a Covid-19 no Brasil terá quatro fases

Plano preliminar de vacinação contra a Covid-19 no Brasil prevê quatro fases.

Nesta terça-feira (01), o Ministério da Saúde apresentou definições estratégicas preliminares para vacinação da população brasileira contra a Covid-19.

O Ministério da Saúde vinha sendo pressionado pelo Tribunal de Contas de União (TCU) para elaborar um plano de vacinação em massa contra o coronavírus. Diante de tal pressão, finalmente, o ministério apresentou um cronograma provisório pra a imunização da população brasileira. As vacinas serão distribuídas pela Sistema Único de Saúde (SUS) em quatro fases.

Na ocasião, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, frisou a importância de viabilizar o Plano de Vacinação e reforçou que o Ministério e entidades parceiras possuem ampla base técnica para elaboração das estratégias de forma a atender com excelência a todos os objetivos propostos no plano.

“É um grande desafio que temos pela frente. Mas temos capacidade técnica, tempo, expertise e pessoas reunidas com vontade de fazer o melhor plano do mundo”, afirmou.

Entretanto, o secretário de Vigilância em Saúde da Pasta ressaltou que esse plano é preliminar e que o andamento vai depender das vacinas disponibilizadas.

“É importante destacar que o plano que está sendo discutido ainda é preliminar e sua validação final vai depender da disponibilidade, licenciamento dos imunizantes e situação epidemiológica. Todas essas questões serão relevantes, inclusive, para definição final dos grupos prioritários, onde são levados em consideração os critérios de testes realizados por cada laboratório que disponibilizar vacinas”.

Quatro fases

A primeira fase de vacinação contemplará os funcionários do sistema de saúde, população indígena, idosos com mais de 75 anos e os indivíduos com mais de 60 anos que morem em asilos, casas de repouso e instituições psiquiátricas.

O segundo grupo vai imunizar idosos entre 60 e 74 anos; o terceiro grupo será formado por indivíduos que tenham comorbidades agravantes a Covid-19; A quarta e última fase deve abranger professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.

Confira na integra o pronunciamento do Ministério da Saúde clicando aqui.

 

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.