Mais de 40 estados deverão processar o Facebook

Um processo antitruste contra o Facebook pode se arrastar por anos.

O Facebook é uma das maiores e mais influentes empresas de tecnologia do mundo. Além do produto principal do Facebook (que inclui o Messenger), a empresa também possui e opera Instagram e WhatsApp, bem como o especialista em VR, Oculus.

Um grupo de mais de 40 estados americanos está planejando abrir um processo contra o Facebook na próxima semana.

Quatro fontes familiarizadas com o assunto disseram à Reuters que um grupo de estados liderado por Nova York está investigando o gigante das mídias sociais por potenciais violações antitruste. Os detalhes do que os estados planejam incluir em seu processo não são conhecidos.

O Facebook se recusou a comentar o assunto quando contatado pela Reuters. Um porta-voz do gabinete do procurador-geral de Nova York também não falou sobre o assunto, disseram-nos.

Caso venha a se concretizar, será o segundo processo em grande escala movido contra uma grande empresa de tecnologia neste ano. Em outubro, o Departamento de Justiça acusou o Google de abusar do poder de mercado em um processo que tem o potencial de desmantelar o gigante das buscas.

O presidente-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, argumentou em depoimento no Congresso que a empresa tem uma série de concorrentes, incluindo outros gigantes da tecnologia. Ele defendeu aquisições polêmicas como Instagram e WhatsApp, dizendo que a plataforma de mídia social ajudou a expandir de pequenas e insignificantes empresas para potências.

Amazon e Apple também chamaram a atenção de legisladores neste ano. Em julho, os CEOs da Apple, Amazon, Google e Facebook foram interrogados pelo subcomitê antitruste do Judiciário da Câmara sobre várias práticas de negócios.

Fonte: TechSpot

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.