Site de notícias Salon dá a seus visitantes a “opção” de ver anúncios ou minerar criptomoedas para ajudar a empresa

O site de notícias estadunidense Salon está oferecendo a seus visitantes a bizarra opção de desabilitar os bloqueadores de anúncios, ou permitir ao site o acesso ao “poder de computação não utilizado” do visitante, uma maneira velada de pedir aos usuários que permitam que o Salon minere criptomoedas utilizando seus computadores.

Salon faz o pedido aos seus usuários como um pedido de suporte à companhia, afirmando em um pop-up no site “nós dependemos dos anúncios para manter o conteúdo gratuito para você”. O site também informa aos seus visitantes que eles podem optar em deixar o Salon utilizar sem poder de processamento não utilizado, afirmando que tal poder pode ser utilizado para diversos fins humanitários e em projetos científicos, de tecnologia blockchain para análise de sinais, até o espaço para ver se extraterrestres estão tentando fazer contato.

Leia mais: Códigos falhos causam a perda de $500 milhões em criptomoedas em um ano

Quando alguém abre a página Salon.com com um bloqueador de anúncios, a seguinte mensagem aparecerá:

Screen Shot

Clicando em “saber mais” na opção de “Suprimir Anúncios Beta”, o Salon começa a responder as perguntas de seus usuários, começando com uma explicação aprofundada sobre como a receita tem estado em queda na indústria do jornalismo.

Caso um usuário escolha a opção mencionada acima, seu poder de processamento sem uso será utilizado pelo Salon para realizar cálculos, um processo descrito na publicação como sendo semelhante a “pegar emprestada uma calculadora por alguns minutos para descobrir a resposta de alguns problemas matemáticos, sendo a mesma devolvida quando o visitante deixa o site”. Essa frase possui um hyperlink para um artigo do Salon sobre a tecnologia por trás da mineração de Bitcoin, embora em nenhum lugar sejam mencionadas as palavras “Bitcoin” ou “mineração”.

O Salon menciona que seu projeto usa o computador de seus visitantes para auxiliar a evolução e crescimento da tecnologia blockchain e das criptomoedas, sem mencionar mineração, sendo aparentemente isso que a companhia está fazendo.

Leia mais: GMO Internet planeja lançamento de cloud mining de Bitcoin e Bitcoin Cash para agosto

A descrição do Salon sobre suprimir anúncios assegura aos visitantes que é perfeitamente normal que o computador ative seus coolers enquanto o site utiliza seu poder de processamento.

O jornalista Ian Miles Cheong escreveu hoje em seu Twitter que o Salon está utilizando Coinhive, um script criado para minerar a altcoin Monero, vendido para companhias como uma forma alternativa de lucrar com anúncios.

https://twitter.com/stillgray/status/963424734732959744

“Salon está instalando CoinHive em seu computador, sem te explicar que seu dispositivo está sendo utilizado para minerar bitcoin.”

Embora a sessão de “perguntas mais frequentes” do site não mencione a Coinhive, o Financial Times escreveu hoje que um pop-up diferente do Salon sobre o mesmo processo traz consigo em sua parte inferior a frase “um oferecimento Coinhive“. Coinhive foi utilizado anteriormente como uma alternativa de anúncios pelos sites Showtime e The Pirate Bay sem, contudo, conter um pop-up como fez o site Salon.

Após o Showtime revelar que estava utilizando o script Coinhive até mesmo nos computadores dos visitantes que possuíam bloqueadores de anúncios, a Coinhive escreveu em seu site que estavam “tristes” em saber que seu script estava sendo utilizado sem a devida explicação, afirmando ainda que a utilização do Coinhive para mineração deveria ser consentida.

Fonte: The Cointelegraph

Edição: Webitcoin