O novo coronavírus na Grã-Bretanha: quão preocupante é?

A nova versão do coronavírus, da linhagem B.1.1.7, está ganhando força na Grã-Bretanha

Uma nova variante do coronavírus pandêmico SARS-CoV-2 está se espalhando rapidamente na Grã-Bretanha e gerando altos níveis de preocupação entre seus vizinhos europeus, alguns dos quais cortaram as ligações de transporte.

A cepa, referida por alguns especialistas como a linhagem B.1.1.7, não é a primeira nova variante do vírus pandêmico a surgir, mas é considerada até 70% mais transmissível do que a cepa anteriormente dominante no Reino Unido.

coronavírus Grã-Bretanha

As preocupações são justificadas?

A maioria dos cientistas diz que sim. A nova variante se tornou rapidamente a cepa dominante nos casos de COVID-19 em partes do sul da Inglaterra e foi associada a um aumento nas taxas de hospitalização, especialmente em Londres e no condado adjacente de Kent.

Embora tenha sido vista pela primeira vez na Grã-Bretanha em setembro, na semana de 9 de dezembro em Londres, 62% dos casos de COVID-19 foram devido à nova variante. Isso em comparação com 28% dos casos três semanas antes.

Os governos da Austrália, Itália e Holanda dizem ter detectado casos da nova cepa. Foi identificado na Holanda no início de dezembro.

Alguns casos de COVID-19 com a nova variante também foram relatados ao ECDC, a agência europeia de monitoramento de doenças, pela Islândia e pela Dinamarca. Reportagens da mídia na Bélgica dizem que casos também foram detectados lá.

“É certo levar isso a sério”, disse Peter Openshaw, professor de medicina experimental no Imperial College London. Shaun Fitzgerald, professor visitante da Universidade de Cambridge, disse que a situação era “extremamente preocupante”.

coronavírus Grã-Bretanha

Motivos

A principal preocupação é que a variante é significativamente mais transmissível do que a cepa original. Possui 23 mutações em seu código genético – um número relativamente alto de alterações – e algumas delas estão afetando sua capacidade de propagação.

Os cientistas dizem que é cerca de 40% -70% mais transmissível. O governo do Reino Unido disse no sábado que poderia aumentar a taxa de reprodução “R” em 0,4.

Isso significa que está se espalhando mais rápido na Grã-Bretanha, tornando a pandemia ainda mais difícil de controlar e aumentando o risco de também se espalhar rapidamente em outros países.

“O novo B.1.1.7… ainda parece ter toda a letalidade humana que o original tinha, mas com uma maior capacidade de transmissão”, disse Martin Hibberd, professor de doenças infecciosas emergentes na London School of Hygiene & Tropical Medicine.

russia vaccine

As vacinas contra a COVID-19 serão eficazes contra a nova variação?

Os cientistas dizem que não há evidências de que as vacinas atualmente em uso no Reino Unido – feitas pela Pfizer e BioNtech – ou outras vacinas contra a COVID-19 em desenvolvimento não protejam contra esta variante.

“É improvável que isso tenha algo mais do que um efeito menor, se houver, na eficácia da vacina”, disse Adam Finn, especialista em vacinas e professor de pediatria na Universidade de Bristol.

O principal conselheiro científico da Grã-Bretanha, Patrick Vallance, também disse que as vacinas contra a COVID-19 parecem ser adequadas para gerar uma resposta imunológica à variante do coronavírus.

“Não estamos vendo… nenhuma mudança bruta no pico de proteína que reduzirá a eficácia da vacina até agora”, disse Julian Tang, professor e virologista clínico da Universidade de Leicester.

A nova variante afeta os testes?

Até certo ponto, sim.

Uma das mutações na nova variante afeta um dos três alvos genômicos usados ​​por alguns testes de PCR. Isso significa que, nesses testes, essa área-alvo, ou “canal”, seria negativa.

“Isso afetou a capacidade de alguns testes de detectar o vírus”, disse Robert Shorten, especialista em microbiologia da Association for Clinical Biochemistry & Laboratory Medicine.

Como os testes de PCR geralmente detectam mais de um gene alvo, uma mutação na proteína do pico afeta apenas parcialmente o teste, reduzindo o risco de resultados falsos negativos.

Existem outras variantes significativas da SARS-CoV-2?

Sim. Cepas do vírus causador da COVID-19 surgiram nos últimos meses na África do Sul, Espanha, Dinamarca e outros países que também levantaram preocupação.

No entanto, nenhuma, até agora, foi encontrada para conter mutações que a tornam mais mortal ou mais provável de ser capaz de escapar de vacinas ou tratamentos.

SARS-CoV-2 - B.1.1.7

Essa nova variante teve origem na Grã-Bretanha?

Vallance disse no sábado que achava que a nova variante poderia ter começado no Reino Unido. Alguns cientistas europeus creditaram a perícia britânica em vigilância genômica por identificar a mutação.

“O Reino Unido tem um dos programas de vigilância genética mais abrangentes do mundo – 5% a 10% de todas as amostras de vírus são testadas geneticamente. Poucos países se saem melhor ”, disse Steven Van Gucht, chefe de doenças virais do Instituto Belga de Saúde, em entrevista coletiva na segunda-feira.

Fonte: AryNews

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.