Tesouro do Reino Unido afirma que stablecoins desempenham um “papel importante” na economia

O governo do Reino Unido está buscando consultas até 21 de março sobre uma proposta regulamentar que explora o escopo e a regulamentação das stablecoins.

Um documento de consulta lançado ontem pelo HM Treasury do Reino Unido explora o escopo da regulamentação das stablecoins e como elas podem ser usadas na economia financeira em geral. Incluí várias perguntas e recomendações fornecidas pelos participantes do mercado.

A consulta será encerrada em 21 de março de 2021, e o departamento está solicitando respostas de todas as partes interessadas do mercado de criptomoedas, como empresas cripto, empresas de tecnologia e até mesmo instituições financeiras tradicionais.

O jornal disse que, se os padrões e regulamentações apropriados forem atendidos, certas stablecoins podem desempenhar um papel importante nos pagamentos de varejo e internacionais (incluindo liquidações).“Isso significa que eles teriam o potencial de oferecer benefícios da tecnologia de razão distribuída, como velocidade, eficiência e resiliência”, afirmou o jornal.

“O documento do Tesouro era esperado, mas é apenas o primeiro de uma série de documentos esperados este ano. As Stablecoins estão novamente na mira, com os reguladores em todo o mundo percebendo a ameaça se eles não forem regulamentadas”, disse Bradley Rice, sócio do escritório de advocacia Ashurst.

“O Tesouro se esforça para afirmar que esta é apenas a regulamentação inicial de criptoassets – apenas o suficiente para trazer as stablecoins para o perímetro regulamentar, sem querer conter uma inovação mais ampla. Existem semelhanças significativas com o regime europeu MiCA proposto, mas algumas diferenças sutis,” ele adicionou.

Stablecoins é um subsetor de $ 32 bilhões do mercado de criptomoedas de um trilhão de dólares. Elas geralmente são atreladas a uma moeda fiduciária em uma base 1: 1 custodiada por jogadores centralizados ou, mais recentemente, como tokens governados por algoritmos que visam um valor predeterminado e diferem em seu fornecimento.

Os reguladores do Reino Unido consideram amplamente o acima mencionado como a explicação legal para as stablecoins também, e até expandiram sua definição para incluir stablecoins apoiadas por “uma série de entidades diferentes”.

O governo também reconhece o grande caso de uso para stablecoins. De acordo com uma pesquisa recente, disse a consulta, as autoridades descobriram que mais de 27% dos cidadãos do Reino Unido usaram stablecoins para pagamentos, liquidações e transações.

Em contraste, 47% dos proprietários de criptomoedas disseram que viam a classe de ativos de criptomoedas como uma “aposta”, com 89% aceitando a falta de proteção regulatória. Essas métricas reforçaram a necessidade de regulamentar as stablecoins, disse a consulta.

Outra consideração importante foi o número de benefícios que as moedas digitais oferecem em relação ao papel-moeda.

“A pandemia da Covid-19 acelerou o uso de formas digitais de pagamento, o que poderia aumentar a aceitação de stablecoins para transações e remessas no futuro”, observou o jornal.

Porém, não estava isento de apontar riscos. O governo afirmou que as stablecoins representam um risco para a estabilidade financeira e integridade do mercado, independentemente do seu uso em pagamentos. Além disso, as stablecoins podem até aumentar a concorrência, desafiando o domínio do mercado de instituições financeiras – devido à sua capacidade de escalar e integrar em serviços online – observou o jornal.

Além disso, stablecoins algorítmicas estavam totalmente fora do alcance legal, por enquanto, afirmando que tais tokens se assemelhavam a tokens de exchanges sem backup e apresentavam riscos semelhantes em termos de manter seu valor proposto.

Enquanto isso, o governo disse que as stablecoins provavelmente teriam sua própria classificação legal.

“Para refletir a proposta de trazer tokens adicionais e atividades associadas à regulamentação, o governo está considerando se uma nova categoria de tokens regulamentados pode ser necessária – tokens estáveis,” afirmou o jornal.

Fonte: Decrypt

Foto de Marcelo Roncate
Foto de Marcelo Roncate O autor:

Redator desde 2019. Entusiasta de tecnologia e criptomoedas.