Elon Musk está começando a entender o bitcoin de verdade

O CEO da Tesla, Elon Musk, sempre julgou o Bitcoin pelo seu desempenho como moeda. Mas agora ele está vendo de uma perspectiva diferente.

O CEO da Tesla, Elon Musk, tem estado particularmente ativo em um tópico específico no tweet sobre Bitcoin.

Tudo começou quando o autor do Bitcoin Billionaires, Ben Mezrich, disse que, no futuro, ele nunca recusaria pagamento em Bitcoin – um sentimento com o qual Musk concordou. Mas a discussão continuou e se tornou ainda mais interessante.

Embora o tweet de Musk tenha recebido muitas respostas, foi um comentário do CEO da Parallax Digital, Robert Breedlove, que chamou sua atenção.

Breedlove, que adora o Bitcoin, escreveu:

“O dinheiro é simplesmente uma ferramenta para movimentar o valor no espaço-tempo. O ouro era ótimo para movimentar valor no tempo, mas não no espaço. A moeda Fiat é ótima para movimentar valor no espaço, mas não no tempo. Bitcoin é otimizado para mover valor tanto no espaço quanto no tempo. ”

E aqui, Musk discordou:

“Aquilo que chamamos de dinheiro é apenas um sistema de informação para alocação de mão de obra. O que realmente importa é fazer bens e fornecer serviços. Devemos olhar para as moedas do ponto de vista da teoria da informação. O que tiver menos erro e latência vencerá. ”

Musk ocupa esta posição há algum tempo. Em janeiro de 2020, no Third Row Tesla Podcast, ele explicou que o Bitcoin tinha utilidade para pagamentos ilegais na dark web, mas que não se tornaria a principal moeda do futuro.

Forma de pagamento ou reserva de valor?

Mas isso volta ao debate sobre pagamentos / reserva de valor que ainda persiste hoje. É se o Bitcoin deve ser usado para pagamentos diários, como a compra de café, ou se é mais uma proteção contra a inflação – neste sentido, favoravelmente conhecido como ouro digital.

Dan Held, chefe de crescimento da Kraken, explicou no mês passado o que significa chamar o Bitcoin de “ouro digital”.

“Não preciso armazenar minha transação de café em um livro-razão imutável. Eu não dou a mínima se eles tentarem censurar minha transação com o café. Vá em frente, está tudo bem, vou descobrir outra maneira ”, disse ele, antes de explicar que ser capaz de armazenar valor longe da inflação era uma missão muito maior – que justifica todas as despesas de manutenção da blockchain Bitcoin.

E isso é mais ou menos o que outro comentarista disse a Musk no tópico do Twitter.

“Concedido; tem latência e custos de transação. Mas, se usado como reserva de valor e transmissão de grandes valores, é extremamente eficiente. As moedas já funcionam como moedas; O Bitcoin não precisa substituí-los. Em vez disso, o btc é um remendo para consertar a insanidade inflacionária dos bancos de reserva. ” escreveu o usuário do Twitter, conhecido como “Cerberus”.

Uma declaração que Musk compreendeu rapidamente. “Bom ponto”, respondeu ele.

Fonte: Decrypt

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.