São Paulo concentra mais da metade de todas as startups de IA no Brasil

As empresas que atuam no setor estão concentradas principalmente nos segmentos de biotecnologia e recursos humanos, de acordo com um novo estudo.

O estado de São Paulo concentra mais da metade de todas as empresas focadas no desenvolvimento de produtos e serviços em torno da inteligência artificial, segundo um novo estudo.

Considerando as 702 startups atualmente ativas no espaço de IA mapeadas no estudo da empresa de inovação aberta Distrito em associação com a KPMG, o estado de São Paulo concentra 51,9% do total das empresas.

Do ponto de vista regional, o Sudeste do Brasil, que inclui os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, concentra 70,2% das startups de IA, seguido pelo Sul (22,5%), Nordeste (3,7%), Centro-Oeste (3,2%) e Norte (0,3%) do país.

Do total de empresas mapeadas no estudo, 479 desenvolvem soluções para setores específicos, enquanto 223 atendem a diversos segmentos de mercado. O espaço de saúde e biotecnologia concentra o maior número de startups (12,5%), seguido por Recursos Humanos e gestão de pessoas (10%) e manufatura, além de agricultura e alimentação, ambos respondendo por 9,6% de todas as startups na área de IA.

Quando se trata de empresas que atendem organizações de vários setores, o tipo mais comum de negócios são as startups que fornecem IA como serviço (AIaaS) com 34,1%, seguido por aquelas que oferecem serviços de inteligência de negócios e análise (30,9%), gerenciamento de dados e inteligência de mercado; chatbots (19,3%); cibersegurança (9,4%); e sistemas de recomendações que sugerem produtos com base no comportamento atual e previsto dos usuários (6,3%).

Entre os achados do estudo, destaca-se a falta de diversidade: as novas empresas com foco em IA apresentam uma das maiores desigualdades de gênero do ecossistema nacional no que se refere à estrutura corporativa: apenas 13,5% dos fundadores dessas empresas são mulheres, e as startups são tipicamente lideradas por homens de 40 anos, a maioria deles paulistas.

De acordo com o estudo, as startups brasileiras com foco em soluções de IA arrecadaram US$ 839 milhões desde 2012, por meio de 274 rodadas de financiamento, sendo 2020 o ano mais movimentado em termos de volume de investimento.

Fonte: ZDNet

Foto de Bruno Lugarini
Foto de Bruno Lugarini O autor:

Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.