Carteira do Bitcoin dará suporte total a novo Segwit
SegWit foi introduzida em agosto do ano passado, através da BIP 141 (Proposta de Melhoria do Bitcoin), prometendo trazer notórias mudanças na eficiência da network do Bitcoin. Contudo, enquanto eventos em celebração eram realizados ao redor do mundo, muitos da esfera do Bitcoin demoraram a adotar a tecnologia – incluindo desenvolvedores da carteira do Bitcoin.
A atualização para a versão 0.16.0 finalmente implementará o upgrade. Mas, por que isso é uma grande notícia?
Segregated Witness ou SegWit tem como objetivo melhorar o protocolo Bitcoin. O upgrade redefiniu a estrutura dos blocos, com um bloco deixando de ter 1MB para se tornar quatro milhões de unidades.
Leia mais: Coreia do Sul apoiará transações “normais” de criptomoedas
Witness data, que anteriormente ocupava muito do espaço de cada bloco, se tornou apenas uma unidade. Esta mudança permitiu que mais transações fossem armazenadas em cada bloco, carregando menos a network, possibilitando transações mais rápidas e taxas mais baixas. SegWit também permite a introdução de novos upgrades, como a Lightning Channels – rotas de pagamento que acelerarão as transações. Desenvolvedores alegam que a SegWit possibilita o desenvolvimento de canais mais eficientes, flexíveis e seguros.
Com a carteira do Bitcoin sendo compatível com a SegWit, a network poderia testemunhar um aumento no uso da tecnologia.
Leia mais: Bitcoin acima dos US$11600, enquanto mercado assenta sua ascensão
O maior portal entre os mundos das moedas fiat e das criptomoedas também tem implementação de SegWit programada, esperando-se que a Coinbase realize a atualização nas próximas semanas. Usuários têm aumentado seu apoio à esta tecnologia, lançando uma petição para solicitar que a referida exchange priorize a implementação de SegWit. A petição provou que boa parte da comunidade Bitcoin está apoiando a SegWit, coletando mais de 12 mil assinaturas.
Com a crescente adoção da tecnologia, apoiadores do protocolo Bitcoin esperam que o mesmo consiga superar os altos custos transacionais e os longos tempos de espera vivenciados pelos usuários durante os períodos recentes de sobrecarga.
Leia mais: Autoridade israelense: Bitcoin é propriedade, e não moeda
O que resta a ser visto é se o upgrade poderá suportar o crescente número de transações previsto para um futuro próximo, ao mesmo tempo em que o Bitcoin enfrenta a crescente competição de outras criptomoedas, que utilizam diferentes tecnologias alternativas.
Fonte: CCN.com
Edição: Webitcoin