Banco Central autoriza oficialmente pagamentos via WhatsApp
Banco Central autoriza transferências e pagamentos pelo aplicativo de mensagens. Funcionalidade ainda não está disponível.
Na noite da última terça-feira (30), o Banco Central concedeu autorização de funcionamento que permite a realização de transferências bancárias via WhatsApp. A aprovação vale para transações que envolvam as empresas Visa e Mastercard no Brasil.
“Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários”, informou o Banco Central.
O Facebook Pay do Brasil foi configurado como um “iniciador de pagamentos” no sistema financeiro brasileiro, figura aprovada em outubro pelo BC como um Open Banking. A modalidade consiste em uma plataforma responsável pela intermediação entre o usuário e a sua instituição financeira, levando a ordem da transação do correntista ao banco para que se faça uma transação.
Como funciona?
De acordo com o Banco Central, o WhatsApp vai operar em parceria com a Visa e a Mastercard para fazer a transferência de fundos entre usuários.
Isso significa que o WhatsApp não vai guardar o dinheiro dos usuários em uma conta. Em vez disso, será necessário cadastrar um cartão de débito ou crédito no mensageiro e, através dele, realizar os pagamentos para pessoas e empresas.
O WhatsApp então poderá definir qual será a tarifa para a utilização do serviço, bem como quem vai pagá-la.
“O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos”, informou o Banco Central no comunicado.
Veja o comunicado do Banco Central na íntegra:
O Banco Central do Brasil (BC) concedeu, nesta terça-feira (30/03), autorização para o funcionamento:
- de dois arranjos de pagamento classificados como abertos de transferência, de depósito e pré-pago, domésticos, instituídos pela Visa do Brasil Empreendimentos Ltda. (Visa) e pela Mastercard Brasil Soluções de Pagamento Ltda. (Mastercard); e
- de uma instituição de pagamentos na modalidade Iniciador de Transações de Pagamentos pela Facebook Pagamentos do Brasil Ltda.
Esses arranjos e instituição de pagamentos têm relação com a implementação do programa de pagamentos vinculado ao serviço de mensageria instantânea do WhatsApp (Programa Facebook Pay). As autorizações permitem que ele seja utilizado para realizar a transferência de recursos entre seus usuários.
As autorizações de hoje não incluem os pleitos da Visa e da Mastercard para funcionamento dos arranjos de compra vinculados ao Programa Facebook Pay, que seguem em análise no BC.
O BC acredita que as autorizações concedidas poderão abrir novas perspectivas de redução de custos para os usuários de serviços de pagamentos.
Fonte: Banco Central
Estudante de Sistema da Informação, técnico de informática, apaixonado por tecnologia, entusiasta das criptomoedas e Nerd.