S&P Global Platts lança plataforma para a indústria petrolífera baseada em blockchain
S&P Global Platts, um dos maiores fornecedores independentes de informações sobre os mercados de commodities e energia, anunciou o início do desenvolvimento de sua solução em blockchain, que “permitirá a participantes do mercado submeterem inventários semanais de dados referentes ao armazenamento de óleo”.
Leia mais: Começou: Robinhood disponibiliza trocas de criptos em cinco estados nos Estados Unidos
A plataforma é destinada à Zona Industrial de Petróleo Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, e ao órgão regulador FEDCom, conforme um comunicado publicado hoje.
Segundo este comunicado, a inovação baseada em blockchain facilitará e assegurará o processo de comunicação entre os operadores do mercado. A tecnologia reduzirá a necessidade de gerenciamento manual de dados pelo FEDCom, além de melhorar a qualidade dos dados ao validar automaticamente os números, o que ajudará a reduzir as ocorrências de erro humano.
A parceria entre Platts e Fujairah para desenvolver o sistema é a primeira implementação comercial da tecnologia blockchain no ramo de energia, de acordo com o comunicado.
Leia mais: Surgida do recente fork, Litecoin Cash conta com baixos volumes de troca
Em novembro de 2017, BP, Shell e outras empresas estabeleceram um consórcio, com planos de desenvolver uma plataforma baseada em blockchain para trocar commodities de energia até o final de 2018.
Além disso, regiões fortes da indústria petrolífera estão considerando o blockchain como uma forma de estabilizar os valores dos barris de óleo, bem como fornecer transparência a atores da indústria e reduzir a quantidade de trabalho manual aplicado no setor de energia.
Leia mais: $530 milhões em jogo! Hackers se unem em busca de criptomoedas roubadas
Fonte: The Cointelegraph
Edição: WeBitcoin