Vladimir Putin: “A Rússia precisa de blockchain, não podemos ficar atrás na corrida”
O presidente russo, Vladimir Putin, declarou que o país precisa da tecnologia blockchain, enfatizando que a mesma é importante para que a Rússia não fique atrás no desenvolvimento e adoção de uma tecnologia revolucionária.
Leia mais: Mercado se esforça para retornar aos US$500 bilhões, mas sua fundamentação está forte
Russia Insight, que fornece conhecimentos únicos acerca do mercado russo, publicou um vídeo contendo uma discussão entre Putin e o presidente do Sberbank, Herman Gref, durante a qual Putin ressaltou a necessidade do país, das agências reguladoras, e dos bancos locais em adotar blockchain.
“Nós precisamos [do blockchain] […] A Idade da Pedra não terminou por conta da falta de pedras, mas em virtude do advento de novas tecnologias. Aqueles que estiverem atrás na corrida ficarão instantaneamente, E DE FORMA RÁPIDA, dependentes dos líderes destes processos,” escreveu o investidor e especialista Trace Mayer, traduzindo as palavras de Putin.
Gref, que cuida da mais influente instituição financeira da Rússia, há muito tempo apresenta uma posição otimista em relação às criptomoedas, sendo um entusiasta do blockchain. Em novembro do ano passado, ele declarou que criptomoedas são partes das nossas vidas, notando que elas se tornarão uma indispensável peça do sistema financeiro global.
“Moedas virtuais são o resultado natural do blockchain. Nós podemos bani-las, ou nós podemos recebê-las de braços abertos. É indispensável que digamos às pessoas que estas moedas não são brincadeira. São uma parte de nossas vidas,” disse o presidente do Sberbank, em um encontro da sociedade russa de empresários.
No fim de janeiro, o Sberbank disse que o banco provavelmente lançaria uma plataforma para troca de criptomoedas no futuro, visando lidar com a crescente demanda por bitcoin e outras criptomoedas no mercado criada por investidores locais.
O chefe da divisão de mercados globais do maior banco russo, Andrey Shemetov, disse que o objetivo do banco é fornecer acesso estratégico a todos os tipos de produtos e serviços que investidores podem precisar para investir no mercado das criptos.
No mesmo mês, Putin disse à TASS, uma agência de notícias russa, que regulamentações serão implementadas para proteger investidores e facilitar o crescimento dos negócios. Ele ressaltou ainda que as criptomoedas podem funcionar como exchange e rede de liquidação, embora tenha expressado suas preocupações em relação ao valor.
Semelhante ao ponto de vista da vasta maioria dos banqueiros e funcionários do governo, Putin declarou que, tendo em vista que as criptomoedas não são lastreadas por algum produto seu valor não possui garantias.
Contudo, a falta de valor intrínseca é aparente em todas as moedas, ações, obrigações, ativos e commodities. O valor de qualquer ativo depende somente da oferta e demanda, sendo o mercado responsável pelo seu valor. Portanto, a falta de valor intrínseco nas criptomoedas não é um problema, tendo em vista que o mercado decide, em tempo real, o valor das mesmas.
Leia mais: Mineradora de criptomoedas Bitmain rivaliza Nvidia em lucros
Outro líder mundial se junta ao coro
Na semana passada, o primeiro ministro indiano, Narendra Modi, exibiu um sentimento semelhante ao de Putin, escrevendo:
“Tecnologias disruptivas como blockchain e a Internet das Coisas terão um profundo impacto na forma como trabalhamos e vivemos. Elas requererão uma rápida adaptação dos nossos postos de trabalho.”
Muitos traders, investidores, usuários e membros da comunidade global expressaram seu otimismo em relação à aproximação de Nodi, que deseja adotar e regulamentar tanto blockchain, como mercados de criptomoedas.
Leia mais: Análise Bitcoin: Próximos dias – Momento de definição da tendência
Fonte: CCN.com
Edição: WeBitcoin